17.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

No Distrito de Évora poderão encerrar 11 Repartições de Finanças (c/som)

No seguimento dos recentes desenvolvimentos sobre o Plano de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC), que prevê encerrar os serviços de finanças do distrito de Évora, mantendo apenas os existentes em Estremoz, Évora e Montemor-o-Novo, a presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), Hortênsia Menino, manifestou à Rádio Campanário a preocupação que os municípios têm transmitido aos responsáveis das repartições de Finanças.

“Fala-se da possibilidade da manutenção de apenas três repartições de Finanças, mas não há nenhuma informação concreta nem de quando isso poderá acontecer”, frisou.

Hortênsia Menino refere que “são vários os serviços a encerrar ao mesmo tempo, é uma grande parte do nosso distrito que fica sem acesso a serviços bastante importantes”.

A também presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo acrescenta “há também preocupações muito grandes com o acesso a serviços de saúde que a nossa população começa a estar privada””.

{play}http://radiocampanario.com/sons/presidente%20cimac%20financas.MP3{/play}

Recorde-se que o memorando assinado com a Troika previa a redução de 20% dos serviços em 2012 e novamente 20% em 2013, num total de 40%. Marques Mendes no seu habitual comentário na TV avançou que o Governo se estava a preparar para encerrar metade das repartições de finanças e que só não tinha já avançado devido às eleições autárquicas. No Alentejo os três distritos podem perder até 85,71% das repartições no caso de Beja, 78,57% de Évora e 73,33% de Portalegre. No distrito de Portalegre ficariam apenas as Finanças de Elvas, Portalegre e Ponte Sôr, sendo fechadas as repartições de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa e Sousel e no distrito de Évora, manter-se-ão Montemor-o-Novo, Évora e Estremoz, estando previsto o encerramento de Alandroal, Arraiolos, Borba, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vila Viçosa, Vendas Novas e Viana do Alentejo.

Foto: D.R.

Populares