17 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Nós andamos à procura de trabalho no deserto”, diz Ricardo Gomes da FPICOP

Durante o ano de 2012 foram 6 688, as empresas que, em Portugal declararam insolvência. Este valor representa um aumento, na ordem dos 41% face ao ano transacto.

De acordo com o estudo levado a cabo pela COSEC (Companhia de Seguro de Créditos) revela que 76% das empresas insolventes são Microempresa. O sector da construção tem sido o mais afectado para o qual 20% das empresas declararam insolvência.

O estudo da COSEC revela que o desaparecimento de empresas foi visível ainda nos sectores do retalho representando 14% das empresas e no sector dos serviços com 13%.

É na região Norte que se verifica um aumento do número de empresas a declarar insolvência, sendo o distrito do Porto o mais preocupante com 1598 casos de insolvência. O distrito de Portalegre (0,7%) regista 49 casos de pedidos de insolvência, Évora (1,1%) regista 74 casos e o distrito de Beja (0,7%) 44 casos.   

De acordo com estes valores a Rádio Campanário falou com, o presidente da Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas, Ricardo Gomes referindo que o maior problema está relacionado com a diminuição da procura de habitação, afirmando ainda que “as finanças públicas” também contribuem para esta diminuição. “Nós andamos à procura de trabalho no deserto” considera Ricardo Gomes, referindo que “no início do século, em Portugal trabalhavam 600 mil pessoas na construção. No final do ano anterior 300 mil.”

Ricardo Gomes prevê que até 2015 “não haja inversão destes dados” concluindo que partir de 2015 “poderá haver alguma inversão”.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/aecop%20ricardo%20gomes_7fev.MP3{/saudioplayer}

A Rádio Campanário tentou falar com o responsável pelo estudo da COSEC, que não se mostrou disponível a prestar declarações, enviando-nos somente os dados constantes do relatório. 


Populares