6.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Nova edição do Endovélico pretende dar a conhecer o património arqueológico em Alandroal (c/som)

Entre os dias 4 e 13 de Julho realiza-se em Alandroal o “Festival Terras do Endovélico” organizado pela Câmara Municipal de Alandroal. Mariana Chilra, Presidente da Câmara Municipal do Alandroal, em declarações à Rádio Campanário refere que os objectivos do certame passam por “dar a conhecer, divulgar e também ajudar a preservar o nosso património arqueológico no concelho, com especial relevo para o São Miguel da Mota, onde foram encontrados vestígios daquilo que terá sido a capela existente do Deus Endovélico, e também com especial destaque para a Rocha da Mina, que é um local próximo e que segundo se crê estaria muito ligado ao Endovélico, e ao culto do Endovélico, na altura”.

A iniciativa pretende ainda mostrar aquilo que “temos no concelho, e também chamar a atenção para a necessidade de preservação destes lugares, preparar as gerações futuras com o conhecimento daquilo que se passou anteriormente em termos históricos para zelarem também por estes lugares”.

De acordo com a Presidente da Câmara, “o destaque sem dúvida vai para o seminário que irá decorrer no dia 12 de Julho, com várias participações nomeadamente com celebrações das festividades celtas, a apresentação de um projeto que é o clube de arqueologia, dos agrupamentos de escolas do Alandroal, e um projeto que não podemos deixar de referenciar que é o projeto da apresentação da classificação do voto sagrado do Lucefecit”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/MARIANA%20CHILRA30junho14.MP3{/play}

O público pode contar ainda com várias visitas e passeios, “passeios a lugares como o Santuário da Boa Nova, e a Juromenha”, assim como um “passeio noturno à Rocha da Mina” ou ainda a exibição do documentário “Terras do Endovélico” de José Meireles. A restante programação poderá ser encontrada no site da Câmara Municipal de Alandroal.

Populares