9.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Nova época de caça abre domingo com mais de 150 mil caçadores e um ultimato ao Governo (c/som)

No próximo domingo, dia 17 de agosto, abre mais uma época venatória. A partir desta data podem ser caçadas espécies como o pombo-da-rocha, a pega-rabuda, o pato-real, o galeirão, a galinha-d’água, a rola e outros pombos, sendo que a partir de 1 de setembro abre a época ao coelho bravo e à codorniz e um mês depois à raposa, saca-rabos, perdiz-vermelha e faisão.

“É mais uma época venatória dentro da normalidade”, é assim que, Jacinto Amaro, presidente da Federação Portuguesa de Caça (Fencaça), classifica a época que se inicia dia 17 de agosto. O dirigente federativo refere que poderá haver um aumento da rola e do pombo-bravo.

Relativamente ao número de caçadores para esta nova época é para já desconhecido, mas o presidente da Fencaça afirma que “é intenção terminar com o declínio dos caçadores e voltar a apostar na recuperação”, assegurando que poderão ser “150, 160, até 200 mil caçadores, eu acho que temos capacidade de colocar exatamente o número dos caçadores de acordo com aquilo que é a quantidade de hectares que temos no território”.

Mas uma vez mais, a nova época de caça irá abrir com críticas ao governo por parte dos caçadores que reivindicam o fim das taxas, havendo mesmo um ultimato, “ou para o ano há uma isenção de taxas ou as zonas de caça pura e simplesmente vão recusar-se a pagar as taxas e depois o governo se tiver coragem vá abrir o país, outra vez, ao terreno livre”, afirma Jacinto Amaro.

{play}http://radiocampanario.com/sons/jacinto_amaro_inico_caca_13agosto14.MP3{/play}

De seguida deixamos-lhe ainda o Calendário Venatório completo:


Populares