×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63

COVID19

Novo confinamento: António Costa admite medidas com horizonte de um mês

Regional 12 Jan. 2021

Após a reunião que aconteceu esta manhã no Infarmed o Primeiro-Ministro falou ao país e admitiu que as medidas para um novo confinamento terão um horizonte de um mês.

Segundo o Primeiro-Ministro: "há um consenso generalizado que perante aquilo que são os números verificados e a tendência de crescimento da pandemia é essencial adotarmos medidas com horizonte de um mês e com perfil semelhante ao que adotámos logo no início da pandemia, no período de março e abril".

"A situação que hoje vivemos aconselha que as medidas sejam adotadas o mais rapidamente possível", explica António Costa, quando questionado sobre o porquê de as novas medidas iniciarem na quinta-feira e não na sexta-feira, dia da renovação do Estado de Emergência.

Sobre o enceramento das escolas, um tema de divergência entre os especialistas, António Costa diz que "está fora de causa interromper atividades de avaliação no Ensino Superior". 

De acordo com os especialistas, "até aos 12 anos nada justifica o encerramento das escolas", sustenta António Costa. A partir dessa idade, "as divergências entre os especialistas foram muito grandes", acrescenta.

"Temos todos feito um esforço para tomar decisões com base no melhor conhecimento possível.", diz António Costa.

Ainda assim, o Primeiro-Ministro refere que continuam os diálogos e que ​​​​​​"não é a escola que é um foco de infeção, mas sim mais um fator de movimentação das pessoas que pode resultar em mais infeções."

Questionado se o país irá aguentar economicamente um novo confinamento António Costa diz que há uma "hierarquia de valores muito clara" e acrescenta que "em primeiro lugar está a saúde das pessoas."

"Temos que procurar apoiar o rendimento das familias, a manutenção do emprego e os setores económicos que serão mais atingidos", refere o Primeiro-Ministro, afirmando que "é isso que temos feito e que vamos continuar a fazer."

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31