COVID19

Novo confinamento: Escolas mantém-se abertas mas vai haver recolhimento domiciliário obrigatório

Regional 13 Jan. 2021

Portugal entra a partir da meia noite de dia 15 de janeiro num novo estado de emergência e num confinamento geral mais apertado.

O Conselho de Ministros reunido hoje, decidiu as novas restrições a aplicar neste novo estado de emergência, muito semelhantes das que vigoraram no nosso País em Março e Abril.

António Costa falou ao País ao final da tarde de hoje e começou por dizer que, “apesar do plano de vacinação em vigor e que nos traz esperança, os números de hoje revelam que vivemos um momento difícil e muito perigoso” realçando que é importante “travarmos em conjunto esta pandemia.”

Escolas abertas:

"Iremos manter em pleno funcionamento todos os estabelecimentos educativos", afirmou o primeiro-ministro.

Dever de recolher domiciliário

A mensagem fundamental das decisões que tomamos é regressar ao dever de recolher domiciliário tal como tivemos em março e abril", disse António Costa. "Cada um de nós deve ficar em casa".

"As regras que repomos são essencialmente as mesmas que vigoraram em março e abril do ano passado, com a exceção das datas do ato eleitoral das presidenciais", acrescentou.

Teletrabalho obrigatório

"O teletrabalho é mesmo obrigatório sempre que ele é possível. Para assegurar o cumprimento dessa obrigação, consideramos como muito grave a coima de violação do teletrabalho. Para sinalizar a todos que a responsabilidade individual tem de se combinar com a solidariedade coletiva, todas as coimas previstas para violações relativas à pandemia são duplicadas", disse Costa.

António Costa garante que o acesso ao layoff simplificado será automático para todas as atividades forçadas a encerrar e garantiu apoios a todos os atingidos. Disse estar solidário com a perda de vida social e de liberdade, mas acrescentou que “a vida não tem preço” e o preço que o país está a pagar por causa da pandemia é “insuportável”.


 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31