No passado dia 24 de junho o jardim de S. Pedro, em Alandroal, recebeu a Apresentação do Projeto Além Risco.
Em nota de imprensa enviada á nossa redação, o Município de Alandroal adianta que este projeto traduz-se num investimento da autarquia de cerca de 40 mil euros e tem como objetivo aumentar a resiliência dos municípios do Alentejo Central às alterações climáticas, mitigando as ondas de calor que são cada vez mais frequentes e prolongadas. Para o Alandroal estão previstas cerca de 5 mil árvores de espécies nativas (azinheiras, sobreiros ou freixos), que serão distribuídos por todas as freguesias.
Nas freguesias rurais pretende-se intervir sobretudo ao nível da recuperação de linhas de água, retribuindo a sua vegetação natural e requalificação de locais que atualmente estão descaracterizados, como por exemplo a encosta junto a fortaleza de Juromenha. Nos espaços urbanos o objetivo é intervir em locais públicos, muitos atualmente com poucos elementos vegetais, logo bastante expostas ao calor.
O Largo do Arquiz no centro da Vila de Alandroal e o “Bairro do Olival das Caraças”, também na vila de Alandroal, são dois exemplos de espaços públicos, onde se pretende intervir, aumentando a densidade de árvores, e consequentemente o ensombramento. Durante o evento foram distribuídos pelos participantes várias espécies de árvores autóctones e futuramente o município terá árvores para distribuir pela população, pelo menos mil das 5 mil do projeto. O recurso a espécies autóctones, vai permitir aumentar a arborização e simultaneamente reduzir o consumo de água.
Recorde-se que, tal como a Rádio Campanário noticiou, no que diz respeito ao projeto Além Risco, passo a passo vai-se desenhando o mapa das intervenções de plantação de árvores, e, segundo foi avançado na página de facebook do projeto, entre Alandroal e Évora, serão plantadas 15 mil árvores de um objetivo geral de 50 mil árvores.
(Gáfico do projeto Além Risco do Alentejo Central)
Já houve outros municípios que manifestaram interesse e estão a ser planeadas as estratégias mais adequadas para serem realizadas as intervenções.
Também os residentes, destes ou de outros municípios, podem colaborar a título individual ou através de organizações que representam. Basta apenas manifestar interesse e fazer saber qual o tipo de colaboração que pretendem.
Para participar, basta aceder ao formulário da página web: https://alemrisco.org/ (clickar no botão "como participar" no final da página).
23 Mar. 2023 Regional
23 Mar. 2023 Regional