Saude

Novo sistema de registo de saúde eletrónico lançado no litoral alentejano

Regional 06 Set. 2019

A SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), lançou no litoral alentejano, um novo programa de registo de saúde eletrónico dos Cuidados de Saúde primários para Hospitais.

O RSE SIGA – Registo de Saúde Eletrónico no Sistema Integrado de Gestão do Acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) – referenciação dos Cuidados de Saúde Primários para Hospitais (CSP»CH), foi lançado na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).

Substituindo a referenciação via Alert P1, o registo foi testado num projeto- piloto, na ULSLA, que se tornou assim na primeira instituição do país a receber o RSE SIGA – referenciação CSP»CH. O projeto decorreu no Centro de Saúde de Sines aplicado a uma especialidade hospitalar: Medicina Interna. À medida que se forem consolidando as etapas deste piloto, o projeto será expandido para outras especialidades.

A substituição do sistema atual de referenciação dos CSP»CH é um marco histórico e o início de uma nova era de transparência e confiança dos dados para todos os cidadãos. Além de ter sido criado com recurso a tecnologias atuais, o novo sistema vem corrigir alguns constrangimentos detetados anteriormente.

Esta nova ferramenta pretende ainda agilizar a resposta aos pedidos de primeira consulta de especialidade hospitalar, assegurando uma prestação mais atempada, tendo em conta a prioridade clínica de cada um, e a transparência da informação.
Paralelamente, do ponto de vista dos utentes, esta nova solução permitirá que estes estejam mais envolvidos naquilo que é o progresso do Serviço Nacional de Saúde.
Através da Área do Cidadão, o utente poderá acompanhar o desenvolvimento da resposta à sua situação, como por exemplo, a marcação da consulta e a evolução dos tempos de resposta.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31