10.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Novos helicópteros da Força Aérea que chegaram ontem a Beja não integram dispositivo de combate a incêndios este ano

Voz da Planície

A Base Aérea (BA) N.º 11, em Beja, recebeu esta segunda-feira (18 de fevereiro), dois “Koala” (AW119MK II), o novo helicóptero da Força Aérea, numa cerimónia presidida pelo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

O ministro entregou à Força Aérea dois dos cinco helicópteros Koala AW119 comprados pelo Governo português ao fabricante italiano Leonardo Helicopters, e que estão previstos chegar até ao início de 2020.

Os novos helicópteros substituem os Alouette III, da esquadra 552 “Zangões”, com mais de 50 anos de serviço e estacionada na Base Aérea Nº11, em Beja.

Nesta que foi a primeira visita do ministro da Defesa Nacional à BA Nº 11, João Gomes Cravinho referiu que esta base militar está a ganhar “considerável centralidade”.

O governante apontou ainda que permitem ficar-se “melhor equipado para colaborar nas diferentes missões em território nacional, nomeadamente no apoio ao Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais”, mas não integrarão o dispositivo este ano. O Ministro acredita que os meios já existentes serão suficientes para combater os incêndios, avançando que não sendo “a função primária” destes Koala, estes poderão ser utilizados “em caso de emergência”.

De salientar que o “Koala” é um helicóptero extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno e de cumprir missões, como instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais. Estes helicópteros têm a capacidade de transportar até sete passageiros, para além do piloto, ou uma maca e cinco passageiros ou ainda 1400 quilogramas em carga suspensa.

Populares