17 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Évora regista mais de cem casos (c/som)

O Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) do distrito de Évora registou desde o início do ano 65 novos casos, tendo transitado de anos anteriores 48 casos.

À Rádio Campanário Ana Luísa Matias do NAVVD disse que existe “um aumento de 10 casos” relativamente ao ano transato, “mas se juntarmos os casos que transitaram de anos anteriores, uma vez que o Núcleo já está no terreno desde 2008, temos até ao mês de julho, 113 situações de violência doméstica”.

Ana Luísa Matias explica que a violência pode ser “na família de origem, de conjugalidade e intimidade, mas acima de tudo tem a ver com a personalidade que o agressor exibe perante a vítima”.

A responsável diz ainda que as denúncias de violência são maioritariamente apresentadas por mulheres, “95 por cento das situações são mulheres que nos procuram, temos aqui uma violência de género” e que tem o homem como agressor.

Quando questionada sobre os procedimentos do Núcleo de Atendimento a Vitimas de Violência Doméstica, Ana Luísa Matias refere que “cada caso é um caso, depois da avaliação da situação, tentamos encaminhar e atendendo às necessidades mais emergentes, num primeiro momento articulamos com as forças de segurança, mas se o mais emergente for uma pessoa que não tenha para onde ir, podemos providenciar num curto espaço de tempo com a Rede Nacional de Casas de Abrigo, depende de cada situação”.  

{play}http://radiocampanario.com/sons/Ana%20Luis%20Matias%20nucleo31julho14.MP3{/play}

O Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Évora funciona na Avenida Combatentes da Grande Guerra nº 2 em Évora e os serviços prestados são confidenciais e assegurados por uma equipa técnica multidisciplinar.

O Núcleo está aberto de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 podendo os interessados contatar a instituição através dos números de telefone 266 739 890 ou 966 026 774.

Populares