30 Nov. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Alentejo

“O Alentejo precisa de pessoas, de apoios para os agricultores que trabalham a terra e os animais” diz Ricardo Vieira da Assoc. de Defesa do Património de Mértola(c/som)

Regional Escrito por  26 Set. 2022

 

Dez projectos europeusde Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia, ligados à adaptação às alterações climáticas e à protecção da biodiversidade, lançam hoje um Manifesto em defesa da pecuária extensiva. Esta iniciativa, parte da celebração dos 30 anos do programa LIFE da União Europeia, chama-se “Mais pecuária extensiva, mais biodiversidade para a Europa”.

A prevenção de incêndios, o combate às alterações climáticas, o reforço da soberania alimentar, a preservação da biodiversidade e a sustentação da população nas zonas rurais são algumas das contribuições essenciais desta atividade agrícola.

O Manifesto desenvolve as cinco principais razões para promover a pecuária extensiva na Europa e propõe dez medidas de apoio a este sistema de produção para que continue a proporcionar benefícios à biodiversidade, à resiliência dos territórios e às comunidades locais que dele dependem.

Esta iniciativa foi promovida pela Associação de Defesa do Património de Mértola, no âmbito do projeto LIFE LiveAdapt, na celebração dos 30 anos do Programa LIFE.

A Rádio Campanário falou com Ricardo Vieira, técnico da Associação de Mértola que no explica que manifesto é este. Ricardo Vieira começa por nos referir “este manifesto surge no âmbito de vários projetos Life com que nós trabalhamos com o objetivo de demonstrar a importância que a pecuária extensiva tem para a biodiversidade, para o homem e para a sociedade.” O técnico da Associação referiu ainda “todos os parceiros envolvidos estão a fazer a sua parte na divulgação” acrescentando que, uma vez que estes projetos têm muita divulgação a nível europeu “vamos aproveitar para tentar chegar a Bruxelas com várias conferências que cada projeto tem já planificado.”

Na sua opinião “é cada vez mais importante olharmos para os territórios que cada vez mais estão despovoados e precisamos de gente para trabalhar neles e de gente para gerir estes animais.”

Neste manifesto é ressalvado que ao longo dos últimos 30 anos, a União Europeia tem vindo a fazer um esforço de financiamento de projetos LIFE com o objetivo de promover o conhecimento científico e sua transferência para melhorar a gestão agrícola, aumentar o valor dos produtos da pecuária extensiva e promover inovação no sector. No entanto, não só este tipo de apoio não tem sido suficiente, como a pecuária extensiva continua a diminuir na Europa, devido ao desaparecimento de pequenas e médias explorações agrícolas.

Questionado sobre a importância do Manifesto para o território Alentejano, Ricardo Vieira sublinha “o território do Alentejo é um território muito grande e com vários tipos de explorações e portanto precisamos de perceber a falta de pessoas que existe” .

No que diz respeito às medidas de apoio propostas no manifesto, Ricardo Vieira sublinha “temos vários parceiros que estão a desenvolver vários métodos de apoio ao ecosistema e penso que passará por aí este apoio tão importante aos produtores para que se possam adaptar e terem sucesso no território.”

O objetivo principal passa mesmo, não só por sensibilizar a sociedade para estas questões mas também, como refere Ricardo Vieira “sensibilizar a parte política” acrescentando “é preciso que percebam que faz falta gente nestes territórios, gerir os territórios de baixa densidade e por isso apoiar os pequenos agricultores que todos os dias trabalham os animais e a terra assim como valorizar este tipo de produção.”

O Manifesto pode ser consultado nos sítios web dos projectos signatários e

em: https://bit.ly/manifestopecuaria.

O programa LIFE é o instrumento de financiamento da UE para o ambiente e a ação climática. Em funcionamento desde 1992 e celebra este ano o seu 30ª aniversário, cofinanciou mais de 5.500 projetos dentro e fora da UE. Com um orçamento de cerca de 5 mil milhões de euros, tem apoiado a proteção e conservação da natureza e projetos de ação climática em toda a Europa, abrindo rumo a um futuro mais sustentável.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30