26.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

O evento “O Tapete Está na Rua” arranca a 7 de junho em Arraiolos

O Tapete Está na Rua é um evento promovido pelo Município de Arraiolos que integra numa estratégia de promoção, salvaguarda e valorização do Tapete de Arraiolos, uma das formas de arte mais genuínas, transmitida de geração em geração há mais de 400 anos.

Este evento que decorre anualmente irá em 2023 completar a sua 21.ª edição. O programa do evento compreende um ciclo de atividades culturais – exposições, colóquios, debates relacionados com a produção do Tapete de Arraiolos, espetáculos musicais, teatro e dança.

A Mostra de Tapetes de Arraiolos, expostos nas varandas e fachadas dos edifícios no centro histórico da vila de Arraiolos, é uma dos maiores atrativos do evento conferindo notoriedade e autenticidade.

Em comunicado à Rádio Campanário, foi explicado pela Câmara Municipal de Arraiolos, que existirão diversas animações, recriações históricas, visitas guiadas no centro histórico da vila de Arraiolos, exposições temáticas, conferência, espetáculos musicais e. ainda vai existir também a apresentação da revista “Arrayollos.

As animações marcadas são as seguintes:

  • Dia 8, 9 e 10 de junho – 16.ª Edição da BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora

  • Dia 8 – Cante e Cantares tradicionais da Casa das Artes

  • Dia 8, 10 e 11 – Rancho Etnográfico “Os Camponeses” de Arraiolos

  • Dia 8 e 10 – Tuna e Grupo Folclórico Juvenil dos Flamencos – Horta, Açores

  • E ainda, Banda Filarmónica 1.º de Abril Vimieirense, Banda Filarmónica União Vimieirense, Bate na Lata, Txtapum e Mysticas – Músicas e Danças Medievais.

Sobre a recriação histórica, recebemos a informação de que nas ruas do centro histórico, durante os dias do Tapete Está na Rua 2023, vão recriar-se todos os procedimentos históricos da confeção do Tapete de Arraiolos. Alguns desses processos artesanais encontram-se extintos, como a tosquia com tesoura, as várias fases do tratamento da lã (o lavar, carmear, cardar e fiar a lã) ou o seu tingimento com corantes naturais, mas outros ainda estão bem presentes no quotidiano das gentes de Arraiolos, como a conceção do desenho em papel quadriculado, o bordado em ponto de Arraiolos e em ponto pé-de-flor e a feitura da franja.

Como referido anteriormente vai existir uma exposição temporária intitulada “Chiado, Carmo, Paris: Os lugares de Dordio e as bifurcações da memória” será inaugurada no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, na quarta-feira, 7 de junho, e faz parte do prestigiado projeto “Chiado, Carmo, Paris”, organizado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea e este ano dedicado à obra de Dordio Gomes. Na exposição estarão também em exibição obras de vários artistas portugueses e internacionais com a curadoria do Prof. José Quaresma, coordenador do projeto.

Na quinta-feira, 8 de junho pelas 16:00h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho será apresentado o quinto número da Arrayollos, revista cultural do Município, criada em 2019, e que se constitui como um importante projeto de periodicidade anual que visa apresentar ao público artigos de investigação de cariz científico nas áreas das ciências sociais.

Na sexta-feira, 9 de junho, pelas 10.00h, no Cineteatro de Arraiolos, terá lugar a conferência intitulada “Defesa, Salvaguarda e Promoção do Tapete de Arraiolos”, na qual se assinalam os 20 anos do evento “Tapete está na Rua” e os 10 anos do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.

Os espetáculos musicais que vão existir neste evento são os seguintes:

  • Orquestra Ligeira do Exército, na quarta-feira, 7 de junho

  • Ricardo Ribeiro & Ganhões de Castro Verde, na quinta-feira, 8 de junho

  • Syro, na sexta-feira, 9 de junho

  • Mara & Duarte, no sábado, 10 de junho

  • Dino D’Santiago, no domingo, 11 de junho

Populares