14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

O folar alentejano é tradição nas mesas de Páscoa e desperta em nós as memórias passadas…

Pré-aqueça o forno a 180º C. Pincele os bolos com ovo batido, faça um golpe em forma de cruz na superfície com uma faca afiada ou uma tesoura e polvilhe com açúcar. Coza no forno pré-aquecido durante aproximadamente 30 minutos, ou até estarem cozidos e dourados.O folar alentejano é uma visão tradicional nas mesas de páscoa com os melhores produtos portugueses, e como tal não pode faltar na sua mesa. A visão deste folar desperta em nós memórias de Páscoas passadas e ajuda a criar novas memórias felizes em torno da mesa pascoal.

 

Dissolva o fermento no leite morno. Numa taça grande, bata 7 ovos com o açúcar. Adicione o leite com o fermento, azeite, aguardente, canela, erva-doce e o sal.

 

Adicione a farinha aos poucos e amasse bem, até obter uma massa homogénea e elástica, cerca de dez minutos. Pode usar a batedeira elétrica equipada com o gancho para massa de pão.

 

Cubra a taça com película aderente, ou com um pano de cozinha limpo, coloque num local quente e resguardado e deixe levedar durante 6 horas.

Ao fim deste tempo, forre dois tabuleiros de forno com papel vegetal e polvilhe com farinha. Deite a massa numa superfície de trabalho polvilhada com farinha. Polvilhe a massa com um pouco mais de farinha, faça uma bola e divida-a em 8 partes iguais. Pegue em cada uma destas partes e faça uma pequena bola, polvilhando com farinha, se necessário, para não pegar nas mãos. Vá colocando os bolos nos tabuleiros preparados, separados cerca de 10 cm uns dos outros. Polvilhe com farinha e cubra com um pano de cozinha limpo. Deixe repousar 3 a 4 horas num local quente e resguardado para crescerem.

 

Populares