14.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

O porco preto e o montado, estão “muito mal contemplados na política agrícola comum”, diz Eng. Bulhão Martins (c/som)

(por: Augusta Serrano) Sexta-feira, dia 2 de setembro, na Feira da Luz/ Expomor, teve lugar um seminário da ANCPA – Porco Alentejano (Associação Nacional de Criadores de Porco Alentejano), relativamente ao desenvolvimento da atividade inerente, presidido por Luís Bulhão Martins, Presidente da ANCPA, e com presença de Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

Em declarações à Rádio Campanário, Luís Bulhão Martins, demonstra a intenção da ANCPA expor ao Ministro da Agricultura, as suas preocupações relacionadas com “a introdução do porco e dos sistemas de produção de porco e do montado, na política agrícola comum”, onde considera estarem “muito mal contemplados”.

Considerando que o montado ocupa 11% do território português e que é um espaço com “grande representatividade no centro e sul do território português”, Bulhão Martins diz não serem espaços tão “agraciados” nem “incentivados”, como os restantes.

“Felizmente existe um conjunto de criadores, entusiasmados, persistentes” que têm desenvolvido a atividade, realça o presidente da ANCPA.

A ANCPA “comercializou, o ano passado, 17 mil porcos”, avança, “quase integralmente exportados para Espanha”, que representam 8 milhões de euros em exportações, pretendendo voltar a alcançar os valores no presente ano.

Sendo uma “atividade altamente aproveitadora de recursos naturais”, valoriza o território, não requerendo importação para dar resposta à alimentação dos animais, realça.

Desta forma, Bulhão Martins, afirma que a atividade combina uma “raça portuguesa”, um “montado do mediterrâneo” e “produtos de extraordinária qualidade” que são exportados, contribuindo para o desenvolvimento económico do país.

Questionado sobre a possibilidade de o Ministro da Agricultura, no decorrer do evento, galardoar a associação pelo trabalho desenvolvido ao longo dos 25 anos de atividade, o presidente da ANCPA declara que “o reconhecimento é sempre agradável”. Contando a associação não só com o trabalho dos criadores, mas também de “uma equipa técnica jovem fortemente motivada”, Bulhão Martins declara que “todos juntos provavelmente atingiremos objetivos maiores”.

Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, foi convidado a fazer a abertura do referido seminário.

A carne bovina alentejana e o porco preto “são as atividades principais no Alentejo, a par da ovinicultura”, encontrando-se em expansão, proporcionada pela abertura de mercados, diz, em declarações à Rádio Campanário.

Relativamente ao tema do seminário da ANCPA, o Porco Preto, o ministro afirma que este “é um caso emblemático, já que 90% da produção no Alentejo é exportada para Espanha”, apresentando-se como uma “atividade que está perfeitamente identificada com o ecossistema do Alentejo”.

Luís Capoulas Santos, antes de decorrer o seminário, adiantou à RC que iria aproveitar a ocasião para “atribuir uma condecoração a uma das suas mais importantes associações”, a ANCPA, cujo trajeto coincide com o período de recuperação do porco alentejano, visando enaltecer uma associação que “tem promovido uma atividade muito relevante no domínio” do porco preto.

Populares