6.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

O Voluntariado em Vila Viçosa, Borba e Alandroal

Perto de 11,5% da população portuguesa, ou seja, mais de um milhão de pessoas, com idade igual ou superior a 15 anos, desenvolveu trabalho voluntário em 2012. Os dados são avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que desenvolveu um estudo de forma a caracterizar o trabalho desenvolvido em termos sociodemográficos, bem como fazer o enquadramento regional.

De forma a melhor compreender esta realidade em Vila Viçosa e em alguns concelhos limítrofes, como Alandroal e Borba, a Rádio Campanário falou com os responsáveis pelas unidades da Santa Casa da Misericórdia nos referidos municípios, bem como com alguns dos voluntários que ali desenvolvem trabalho.

Para o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa o voluntariado já existe na instituição há alguns anos, sendo muito importante, sobretudo nos idosos onde existe a necessidade de uma palavra amiga e conforto. Jorge Rosa acrescentou que é um trabalho importante e deve ser valorizado pela sociedade.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Volunt%20prov%20VV.MP3{/saudioplayer}

Josefina Correia, que durante algum tempo apoiou os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, contou-nos a sua experiencia ao serviço dos outros. Para Josefina o voluntariado é muito importante, dizendo que o faz com muito prazer e de livre vontade.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/voluntariado%20josefina.MP3{/saudioplayer}

Em declarações à Rádio Campanário o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Borba disse que apesar das sessões de esclarecimento, até ao momento ninguém se mostrou disponível. Caetano Gazimba disse também que seria importante contar com pessoas que levassem uma palavra amiga aos idosos que estão institucionalizados.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Volunt%20Prov%20Borba.MP3{/saudioplayer}

Maria da Conceição contou-nos a sua experiencia como voluntária na Misericórdia de Borba. Cabeleireira de profissão, sente-se satisfeita por ajudar a que todos se sintam felizes com o seu contributo.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/volunt%20maria%20conceicao.MP3{/saudioplayer}

Falámos ainda com o Vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alandroal. António Coelho disse-nos que neste concelho não tem havido recetividade na prestação do serviço voluntário por parte da população. Ainda assim explicou como se processa a selecção dos voluntários, considerando ser um serviço útil com o qual gostaria de contar.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/volunt%20prov%20alandroal.MP3{/saudioplayer}

A nível nacional, a faixa etária com mais peso nas estatísticas é a compreendida entre os 25 e 44 anos, enquanto que os seniores com mais de 65 anos são aqueles que apresentam menor percentagem de atividade (7,3%). A taxa de voluntariado da população empregada (12,8%) foi muito próxima da população desempregada (13,1%), mas revelou-se inferior nos inativos (9,4%). O relatório conclui ainda que o trabalho voluntário está relacionado ao nível da escolaridade, uma vez que a população com grau de ensino superior representa 21,3% do total e quanto mais baixa é a escolaridade, menor é a representatividade. As atividades desenvolvidas na prestação de Apoio Social são aquelas que são desenvolvidas em maior número, 42,9%, quase o dobro dos 22,9% na área do Desporto, recreação, arte e cultura, em segundo lugar da tabela. O Alentejo é uma das regiões do país com menor taxa de trabalho voluntário (10,3%), ficando apenas à frente da R. A. Madeira (10,1%) e R. A. Açores (8,8%). Quando comparado com os restantes países da União Europeia, Portugal, com 11,5% da população a efetuar trabalho voluntário, fica posicionado em antepenúltimo lugar, distante dos 24% da média europeia. 

Populares