07 Jul. 2022
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

Alandroal

Obra do Gimnodesportivo e Bloco Pré-Escolar vai tirar crianças do lavadouro e permitir prática de desportos de pavilhão em Alandroal (c/som)

Regional Escrito por  26 Jun. 2019

Após o anúncio da conclusão do processo de reorganização e reprogramação do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) do Alentejo Central na CIMAC, foi garantida a conclusão da Escola Básica Integrada Diogo Lopes de Sequeira com o pavilhão gimnodesportivo e um novo bloco pré-escolar.

Neste sentido a Rádio Campanário procurou saber junto de João Grilo, autarca alandroalense, mais dados sobre a conclusão da referida escola.

João Grilo começa por afirmar aos nossos microfones que neste momento “tem a garantia das verbas para finalizar a reorganização da obra da escola”.

Questionado pela RC, sobre os valores envolvidos, o autarca esclarece que “o valor global estimado da obra só será possível apurar aquando do lançamento do concurso”, no entanto a autarquia tem um valor definido “próximo do 1.450.000,00 €”.

O edil explica que toda esta reorganização e reprogramação não consiste apenas “na construção de um pavilhão gimnodesportivo que sirva a escola, mas sim toda a comunidade”, lembrando também a construção “do bloco pré-escolar e de todos os arranjos exteriores”.

Relativamente ao financiamento, João Grilo refere que “assegurados estão cerca de 930 mil euros, através do PDCT na CIMAC”, o valor restante do investimento “será repartido entre a Câmara Municipal de Alandroal e o Ministério da Educação”. João Grilo adianta ainda aos nossos microfones que “assim que se tenha um valor final, iremos definir o que cabe a cada uma das entidades”, acrescentando que “com certeza que não será difícil viabilizar a obra nestes moldes”.

“Estamos em conversações com a Secretaria de Estado da Educação, para que exista uma partilha da responsabilidade”
João Grilo

 

Naquilo que concerne a prazos, João Grilo refere que “esperamos ter a revisão, uma vez que passaram 10 anos e existiram alterações nas normas” no final deste ano.

A obra propriamente dita, segundo o autarca, “seguramente será lançada no início do próximo ano”, sendo expectável que “demore cerca de um ano”, com conclusão prevista “no final de 2020”.

“Se pensarmos cada obra individualmente, esta é a obra que mais falta faz para a comunidade”
João Grilo

Consciente da importância da obra para o concelho, João Grilo relembra o caso das crianças do pré-escolar “instalados no antigo lavadouro”, que o mesmo não considera “uma solução moderna e apropriada”.

O autarca considera ainda “o pavilhão gimnodesportivo uma obra necessária”, justificando que “neste momento não temos nenhuma infraestrutura no concelho que permita a prática de desportos de pavilhão”.

    

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31