Após o anúncio da conclusão do processo de reorganização e reprogramação do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) do Alentejo Central na CIMAC, foi garantida a conclusão da Escola Básica Integrada Diogo Lopes de Sequeira com o pavilhão gimnodesportivo e um novo bloco pré-escolar.
Neste sentido a Rádio Campanário procurou saber junto de João Grilo, autarca alandroalense, mais dados sobre a conclusão da referida escola.
João Grilo começa por afirmar aos nossos microfones que neste momento “tem a garantia das verbas para finalizar a reorganização da obra da escola”.
Questionado pela RC, sobre os valores envolvidos, o autarca esclarece que “o valor global estimado da obra só será possível apurar aquando do lançamento do concurso”, no entanto a autarquia tem um valor definido “próximo do 1.450.000,00 €”.
O edil explica que toda esta reorganização e reprogramação não consiste apenas “na construção de um pavilhão gimnodesportivo que sirva a escola, mas sim toda a comunidade”, lembrando também a construção “do bloco pré-escolar e de todos os arranjos exteriores”.
Relativamente ao financiamento, João Grilo refere que “assegurados estão cerca de 930 mil euros, através do PDCT na CIMAC”, o valor restante do investimento “será repartido entre a Câmara Municipal de Alandroal e o Ministério da Educação”. João Grilo adianta ainda aos nossos microfones que “assim que se tenha um valor final, iremos definir o que cabe a cada uma das entidades”, acrescentando que “com certeza que não será difícil viabilizar a obra nestes moldes”.
“Estamos em conversações com a Secretaria de Estado da Educação, para que exista uma partilha da responsabilidade”
João Grilo
Naquilo que concerne a prazos, João Grilo refere que “esperamos ter a revisão, uma vez que passaram 10 anos e existiram alterações nas normas” no final deste ano.
A obra propriamente dita, segundo o autarca, “seguramente será lançada no início do próximo ano”, sendo expectável que “demore cerca de um ano”, com conclusão prevista “no final de 2020”.
“Se pensarmos cada obra individualmente, esta é a obra que mais falta faz para a comunidade”
João Grilo
Consciente da importância da obra para o concelho, João Grilo relembra o caso das crianças do pré-escolar “instalados no antigo lavadouro”, que o mesmo não considera “uma solução moderna e apropriada”.
O autarca considera ainda “o pavilhão gimnodesportivo uma obra necessária”, justificando que “neste momento não temos nenhuma infraestrutura no concelho que permita a prática de desportos de pavilhão”.
07 Jul. 2022 Regional
07 Jul. 2022 Regional
07 Jul. 2022 Regional
07 Jul. 2022 Regional
07 Jul. 2022 Regional
07 Jul. 2022 Regional
07 Jul. 2022 Regional
07 Jul. 2022 Regional