Imprimir esta página

Odemira

Odemira: "Co'vid(izer) Saúde Mental" é um projeto para reduzir impacto psicológico da pandemia

Regional 18 Set. 2021

 

A cooperativa Taipa- Organização Cooperativa Para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, com sede em Odemira (Beja), está a dinamizar um projeto-piloto para prevenir e reduzir o "impacto psicológico" da pandemia de covid-19 entre a população do concelho, foi hoje anunciado.

O projeto denominado de "Co'vid(izer) Saúde Mental", tem o objetivo de promover "a saúde mental e o bem-estar psicológico" da população, em declarações à agência Lusa a vice-presidente da instituição, Teresa Barradas.

Segundo esta responsável, "o isolamento social" e "a alteração dos hábitos e das rotinas pessoais e profissionais" devido à pandemia "tiveram um impacto na saúde mental de pessoas de todas as idades".

A Taipa recebeu "muitos pedidos e referenciações para acompanhamento psicológico de pessoas idosas, cuidadores informais, vítimas de violência doméstica e de outras situações que sofreram um agravamento enquanto consequência indireta da pandemia". 

"Co'vid(izer) Saúde Mental", iniciou em agosto e destina-se a toda a população residente no concelho de Odemira, independentemente da sua idade". Segundo o notícias ao minuto, o projeto vai decorrer como projeto-piloto até final deste ano.

Existem ainda "sessões de intervenção" em grupo para todos os profissionais de saúde e bombeiros que estão na "primeira linha" do combate à covid-19,que segundo a mesma fonte, são realizadas"com base em técnicas de 'mindfulness' e autocuidado".

Há sessões para a população mais idosa, " de terapia comunitária integrativa" e para os mais jovens do  do ensino secundário do concelho "ao nível da gestão da ansiedade, stress e depressão" .

Este projeto, após o término do projeto-piloto, espera"garantir um financiamento que permita a continuidade" da iniciativa a partir de 2022.

 

In Notícias ao Minuto