10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Olivicultores de Borba esperam redução de quantidade e qualidade de azeitona este ano (c/som)

Com o início da colheita de azeitona prevista para o final de Outubro, os olivicultores alentejanos estão “preocupados com o que pode surgir” e preveem uma campanha de menor qualidade e quantidade.

De acordo com Paulo Velhinho, diretor da Cooperativa de Olivicultores de Borba, o olival “tinha uma boa perspetiva a nível de azeitona”, no entanto, com o período de seca que a região alentejana tem vindo a atravessar os olivicultores estão “preocupados com o que possa surgir nesta safra que se avizinha”.

“É provável que este ano a qualidade seja inferior”, tendo em conta as altas temperaturas que se têm verificado, bem como em termos de quantidade é esperado uma campanha “não tão boa como a esperada”, acrescentou.

“As oliveiras têm muita falta de água, a produção está parada (…) e há azeitonas secas nas árvores”, lamentou o dirigente.

Segundo o diretor da Cooperativa de Olivicultores de Borba seria benéfico a ocorrência de chuvas nas próximas semanas, indicando que a oliveira “tem possibilidade de recuperar e de segurar a azeitona que tem na árvore”.

Contudo, Paulo Velhinho indica que a situação é “dramática” para a oliveira, mesmo em campanhas futuras, motivando a afirmação de que “vai haver problemas graves” no futuro.

Populares