19.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Olivicultores do sul criam associação para colmatar necessidade de representação e defesa do setor (c/som)

Os olivicultores do sul de Portugal criaram uma associação para representar e defender o setor olivícola na região Alentejo.

A Olivum – Associação de Olivicultores do Sul, foi apresentada em Beja, tem como principal objetivo identificar os problemas e as oportunidades do setor, tornar-se um centro de divulgação de ideias e experiências dos associados, criar condições para a integração entre investigação, produção e industria, para valorizar o produto azeitona, e fomentar o conhecimento estatístico dos principais aspetos da produção olivícola, em especial do olival moderno de regadio.

Em declarações à Rádio Campanário o presidente da assembleia geral da associação, Armando Sevinate Pinto, explica que o setor tem sofrido um aumento muito significativo sobretudo no sul do país com uma área de olival superior ao resto do país e produz cerca de ¾ do azeite produzido em Portugal e há questões que se colocam e daí a necessidade de constituição da associação.

Sevinate Pinto refere que, globalmente, não havia quem representasse o setor, havendo apenas as cooperativas, “com outros objetivos” e a Associação de Olivicultores de Elvas “com uma zona muito determinada”.

O dirigente associativo lança o repto “qualquer pessoa que produza azeitona, seja olivicultor, de sequeiro ou de regadio, grande, pequeno ou médio, tem as portas abertas e tem todo o interesse em ser acolhido na associação”.

A finalizar o presidente da assembleia-geral da Olivum fala sobre as intervenções que vão ser realizadas para divulgar a associação, o programa de ação e ações prioritárias e reuniões com o Ministério da Agricultura, Ministério do Interior e Edia.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Olivum_26fev14.MP3{/play}

Com uma área superior a 60 mil hectares de regadio no sul do país e representando 53% dos 40 mil hectares atualmente regados no perímetro do Alqueva, a olivicultura é um dos setores agrícolas mais modernizados em Portugal.

Populares