14.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

OMS teme que variante Delta possa provocar nova vaga de Covid-19

A maior transmissibilidade da variante Delta, detetada na Índia, e a evidência de que esta escapa à imunidade preocupa a OMS. A autoridade avisa que uma nova vaga pode surgir no outono na Europa, conforme foi avançado pelo Observador.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que o outono pode trazer uma nova vaga de Covid-19 à Europa, devido à variante indiana, com aumento de novos casos, da pressão sobre os hospitais e de óbitos provocados pela doença. 

A OMS afirmou que há evidências, embora precoces, de que esta estirpe consegue escapar à imunidade provocada pela vacina, sobretudo após apenas a primeira dose.

Hans Kluge, diretor regional da OMS na Europa, diz que “já estivemos aqui antes. No verão passado, os casos aumentaram gradualmente em grupos de idades mais jovens, depois mudaram para grupos de idade mais avançada, levando a uma devastadora perda de vidas no outono e inverno de 2020. Não vamos cometer esse erro novamente”, apelou.

Nem mesmo a existência de vacinas contra a Covid-19 é suficiente para relaxar as medidas, insiste Katy Smallwood, responsável por situações de emergência da organização. A variante Delta (identificada originalmente na Índia) pode trazer novas complicações aos países europeus por ser mais transmissível.

“Vimos evidências muito significativas de transmissibilidade significativamente maior, vimos a base inicial para o aumento do risco de hospitalização e vimos algumas evidências de escape imunológico, especialmente após apenas uma dose da vacina. A nossa avaliação é que isso representa um risco significativo em termos de transmissão na comunidade”, avisou.

In Observador

Foto

Populares