10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Os Bonecos de Estremoz são os nossos embaixadores” (c/ som e galeria)

“Os bonecos de Estremoz estão bem e recomendam-se”. As palavras são de José Daniel Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, que ontem esteve presente nas comemorações do quinto aniversário da Inscrição da Produção de Figurado de Estremoz na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).

O autarca fez questão de evocar “a memória de todos os que ao longo dos séculos permitiram que a arte se mantivesse“, com o figurado a contar já mais de 300 anos de história. 

“Assistimos cada vez maior envolvimento da Sociedade Civil na promoção dos bonecos”, referiu José Daniel Sádio, acrescentando que “há um mês que a imagem, o layout do município, está centrado nos bonecos”. 

Durante a cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi ainda anunciada a criação da Confraria do Boneco de Estremoz, que contará com Alexandre Correia como seu Grão-Mestre, tendo José Daniel Sádio assegurado que esta nova entidade “será mais uma atividade, um ponto de promoção do figurado, em Portugal e não só”.

O autarca não deixou também de parabenizar o seu congénere de Évora, Carlos Pinto Sá, que poucas horas antes vira o seu município ser eleito Capital Europeia da Cultura 2027. “Estamos muito orgulhosos da candidatura e Estremoz, sendo um polo de cultura do nosso país, está sedento de participar na programação da Capital da Cultura 2027 e de espaço para promover por esse mundo fora o nosso figurado”, frisou.

{gallery}estremoz figurado{/gallery}

Populares