10 maio 2021
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Alentejo

Os campos alentejanos recebem uma almoçarada ao ar livre por três chefes de cozinha

Regional 21 Abr. 2021

A 1 de maio, os campos alentejanos, próximos a Montemor-o-Novo, recebem uma almoçarada ao ar livre preparada por três chefes de cozinha. “Um dia no produtor” faz-se ao ar livre, com leitão, borrego e cabrito assados, entre outros pratos.

Uma das questões que o Projeto Matéria coloca é “De onde vem aquilo que comemos?". O projeto, encabeçado pelo chefe de cozinha João Rodrigues (restaurante Feitoria, com uma estrela Michelin) procura dar resposta já no sábado, dia 1 de maio. O encontro irá realizar-se no Alentejo, em Montemor-o-Novo, na Herdade de S. Luís. Juntos, João Rodrigues, Antonio Galapito e Vasco Coelho Santos, todos chefes de cozinha, vão preparar uma almoçarada ao ar livre com os produtos Porcus Natura.

Este dia passado no montado, começa com uma visita ao produtor, para conhecer o seu trabalho com as quatro espécies autóctones e de que forma se pode desenvolver pecuária de uma maneira sustentável. Ao almoço, em mesas corridas, com todas as regras, junto ao lago da herdade, João Rodrigues junta-se a Vasco Coelho Santos, do Euskalduna, Porto e António Galapito, do Prado, Lisboa, para um almoço com estes produtos únicos.

Na ementa haverá leitão na brasa, borrego e cabrito assados, estufado de grão e porco entre outras iguarias, como os produtos do projeto de Torres Vedras, Talho das Manas. O almoço, visita e convívio custa 50,00 euros por pessoa. As crianças até aos 12 anos não pagam. As reservas fazem-se Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O projeto Porcus Natura, na Herdade S. Luis, pratica uma agricultura regenerativa, abordagem que colocou este produtor na listagem de produtores nacionais do Projeto Matéria.

A agricultura regenerativa recorre a todas as espécies que vivem na Herdade - Bovinos, Porco Alentejano, Cabra Serpentina e Ovelha Merina Preta - em prol da produtividade do solo, para que este não só tenha pasto de qualidade, mais fértil e com maior biodiversidade, como seja um ótimo sequestrador de carbono e equilibre as emissões provocadas pelos animais. Isto faz-se promovendo uma dinâmica de rotação dos espaços percorridos pelos animais diariamente e, simplesmente, “deixando-os trabalhar”.

"A pecuária tem um papel fundamental na regeneração e construção de solo, para que isso aconteça temos de aprender a conduzir os animais corretamente. Temos um sistema extensivo de maneio regenerativo” diz Francisco Alves, Porcus Natura.

O Matéria é um projeto sem fins lucrativos, desenvolvido em 2015, pelo chefe João Rodrigues, com o intuito de promover os produtores nacionais com boas práticas agrícolas e produção animal em respeito pela natureza e pelo meio ambiente, enquanto elementos fundamentais da cultura portuguesa. Em https://projectomateria.pt/, é possível encontrar mais de 60 produtores alinhados com estes valores, todos visitados pelo chefe e equipa nos últimos anos.

 

Créditos de imagem: Sapo Lifestyle (João Rodrigues, chefe de cozinha e mentor do Projeto Matéria)

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31