Alentejo

“Os ministros vão e vêm, o que tem que haver é determinação dos alentejanos”, diz Nuno Mocinha sobre a Barragem do Pisão (c/som)

Publicado em Regional 20 setembro, 2018

Um dos temas que marcou o 2º Congresso Melhor Alentejo, que decorreu esta quarta-feira (19 de setembro) em Portalegre, foi a construção da Barragem do Pisão, reivindicada por vários autarcas e movimentos de cidadania alentejanos. A esta estação emissora, Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas afirma que o objetivo da iniciativa é “congregar à volta da mesma mesa, pessoas […] que defendam o Alentejo”.

“Queremos construir essa barragem com o governo, ao lado dos governantes”, declara o autarca, quando questionado sobre a incerteza deste apoio, afirmando não ser um “tema fácil” e que requer “determinação dos alentejanos”.

“Estamos conscientes do problema que é, mas também da mais-valia que seria” a Barragem do Pisão

 

A Barragem do Pisão foi um dos investimentos defendidos pelo município de Elvas na sua participação ano PNI (Plano Nacional de investimentos), confirma o autarca quando questionado. Mais acrescenta que no âmbito do PNPOT (Plano Nacional da Política de Ordenamento do Território), que será desenvolvido em articulação com o PNI, a autarquia defendeu ainda investimentos como o Aeródromo de Ponte de Sor ou a plataforma logística de Elvas.

Contudo, “uma coisa é a vontade dos autarcas […] outra é conseguirmos chegar onde queremos”, aponta, acrescentando que atempadamente serão encontradas as soluções necessárias.

Para além da Barragem do Pisão, houve outros investimentos para o Alentejo a ser debatidos no Congresso Melhor Alentejo, facto que o autarca elvense vê com agrado, afirmando que “foi bom ouvir o ministro Pedro Marques dizer que esses projetos também estão no Plano Nacional de Investimentos”.

O 2º Congresso Melhor Alentejo congregou governantes, autarcas, empresários e académicos, para debater os problemas da região, entre eles as infraestruturas e a demografia, sob o mote «Juntos somos Melhor Alentejo», e contou com a presença do Presidente da República, e dos ministros do Ambiente e das Infraestruturas.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2018 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31