×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 65
Imprimir esta página

Ourique

Ourique: Obras de requalificação da Mata e do Miradouro são para avançar

Regional 30 Jun. 2020

O Município de Ourique, no distrito de Beja, informou esta terça-feira, 30 de junho, a confirmação das obras de reabilitação da Mata e do Miradouro de Ourique. As obras já estão em curso com os trabalhos de preparação por administração direta iniciando-se a sua requalificação durante o mês de Julho.

A intervenção no Miradouro consiste na sua requalificação e valorização patrimonial devolvendo-lhe toda a dignidade enquanto ex-libris de Ourique e tornando-o num espaço de disfruta para os Ouriquense e visitantes. Na Mata serão plantadas mais de 500 árvores autóctones (sobreiros, azinheiras e medronheiros) valorizando o ambiente e a fauna e flora locais, criados percursos pedestres e zonas de estadia e lazer.

Em comunicado, a autarquia lembra que ao longo dos anos tem “intervindo no sentido de responder às necessidades das populações, à preservação da memória e às dinâmicas existentes no território.”

Na mesma nota de imprensa, o município recorda a política municipal ativa de valorização do território como pressuposto de afirmação da identidade, do espaço público e do potencial existente no mundo rural que tem mantido ao longo dos anos. Salienta ainda que “o território, palco da vida quotidiana das populações e espaço de acolhimento dos visitantes, é um pilar fundamental da estratégia de desenvolvimento local.”

Esta iniciativa municipal conta com um investimento de cerca de 350.000€ e com um financiamento comunitário aprovado de 160.430,10 euros, sendo os restantes suportados pelo orçamento do Município de Ourique.