Evora

Parlamento recomenda ao Governo medidas para património megalítico e romano de Évora "em situação de risco” (c/som)

Publicado em Regional 12 março, 2019

O Parlamento aprovou na passada sexta-feira, 8 de março, dois projetos de resolução propostos pelo Partido Social Democrata (PSD), nos quais é recomendado ao Governo adote medidas que possam dar resposta ao estado de abandono e de degradação de património megalítico e romano situado no concelho de Évora. 

À RC, o deputado eleito pelo círculo de Évora do PSD, António Costa da Silva, explica que “são duas propostas dentro da mesma área mas muito distintas”, uma vez que uma se prende com “a valorização da Vila Romana da Tourega” e a segunda tem a ver “com a valorização dos monumentos megalíticos nomeadamente a Anta Grande do Zambujeiro, Cromeleque dos Almendres, Menir dos Almendres,  e Cromeleque Vale Maria do Meio”. 

São monumentos “numa situação de risco, degradados, sem segurança, muitas vezes sem sinalética e com acessos muito degradados” 
António Costa da Silva

Segundo o deputado, estes monumentos estão “numa situação de risco, degradados, sem segurança, muitas vezes sem sinalética e com acessos muito degradados”, aspetos que as propostas do PSD visam resolver pois trata-se de “monumentos nacionais (...) e merecem ser valorizados”. 

Mais, propõe o PSD que o património “para além de ser preservado (...) tenha a possibilidade de ser promovido” através de “uma campanha integrada para que esse património seja mais conhecido sobretudo para quem visita a nossa região”, disse António Costa da Silva. 

Tratando-se de monumentos como o Cromeleque dos Almendres, mais velho que o Stonehenge, ou Anta Grande do Zambujeiro, a maior da península ibérica, o deputado reitera que “o Estado tem que atuar em articulação com as suas entidades, autarquias e privados”. 

Aprovadas por maioria no Parlamento, com exceção do Partido Socialista (PS) que se absteve, “cabe agora ao Governo atuar com os parceiros no sentido em que este património possa ser disponibilizado da forma mais adequada”, acrescentou o deputado social-democrata.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31