Imprimir esta página

Santiago do Cacém

Parque temático dedicado ao gin abre portas no Alentejo

Parque temático dedicado ao gin abre portas no Alentejo Instagram blackpig_gin
Regional 14 Set. 2021

Na Vila do Gin, em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, há um parque temático onde pode acompanhar toda a produção do Gin, no caso feita de forma artesanal e 100% alentejana, mas as crianças também têm com que se entreter, segundo avança o Boa Cama Boa Mesa.


Tudo começa com a visita à destilaria (€5), para acompanhar – e conhecer - todas as fases de produção da bebida. É neste local que os aromas do Alentejo ganham vida em forma de gin que, em 2019 foi o mais premiado da Europa, e que utiliza botânicos desta região, colhidos ao longo dos trilhos que a Rota Vicentina. Produz também o único rum de Portugal continental e a excelente aguardente de medronho.

Passo seguinte é conhecer de onde tudo deriva. Há que conhecer o ecossistema do montado alentejano, para descobrir as plantas e os animais que nele vivem. O Trilho Black Pig atravessa o parque de conservação animal e ambiental, onde vivem todas as espécies que daqui são autóctones: o porco preto alentejano, os vários animais de quinta e as espécies cinegéticas, fundamentais para a sustentabilidade do ecossistema.
O conceito do parque temático, que segundo os seus mentores é “único no mundo”, acontece no espaço onde se encontra a destilaria do gin Black Pig, mais precisamente na Herdade do Sobral, em Vila Nova de Santo André. Desde a colheita das plantas até à transformação na bebida final, há todo um mundo de experiências para descobrir, num circuito que promete ser uma aventura.
Dedicado a toda a família, mas a pensar especialmente nas crianças, existe o Gin Safari, um passeio pela herdade em “garrafas de gin gigantes” puxadas por um trator. Enquanto os pais desfrutam das suas experiências, os miúdos têm ainda um espaço próprio, ao ar livre, com parque infantil, para brincarem sempre em contacto com a natureza.
A visita temática culmina com o showroom Black Pig, onde, entre lagos, ilhas e sobreiros centenários, se convida a uma degustação de gin e tapas, para duas pessoas (€37), enquanto se assiste a uma cerimónia de agradecimento à Mãe Natureza. Neste momento, criaturas míticas que representam os guardiões da natureza entregam de uma forma representativa os botânicos (plantas que aromatizam a bebida). Segue-se um espetáculo de fogo que representa a destilação, através da fusão dos elementos botânicos, da água e do fogo.
Para uma experiência diferente e única para fazer em família, no litoral alentejano. A entrada na Vila do Gin (Tel. 968527518) é gratuita.