×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Alentejo

Partido “Os Verdes “apresentam projeto de resolução na Assembleia da República para salvar a Casa do Alentejo

Regional 30 Nov. 2020

O Partido Ecologista “Os Verdes “apresentou,no passado dia 27 de novembro, na Assembleia da República, o projeto de resolução N.º 771/XIV/2.ª para salvar a Casa do Alentejo.

De acordo com a informação disponibilizada na página oficial do partido, o mesmo sublinha que “o surto de SARS-CoV-2 teve impactos graves que abalaram todos os setores da sociedade” realçando que “o Movimento Associativo e as Coletividades portuguesas não escaparam a estes abalos! “

A Associação Regionalista Casa do Alentejo, fundada em 1923, tem desde 1932 a sua sede no magnífico Palácio Alverca, na Baixa Pombalina, onde, para além de espaço de convívio da diáspora alentejana, desenvolve uma atividade riquíssima de representação e promoção do Alentejo, divulgando a sua cultura e património, dando voz e espaço às mais diversas expressões artísticas, culturais, económicas e sociais de cada município alentejano e desta vasta região, no seu todo. Um espaço que se assume e é reconhecido como uma verdadeira "Embaixada do Alentejo", sublinha o Partido Ecologista “Os Verdes”.

Os verdes adiantam ainda “a Casa do Alentejo tem outra especificidade, no quadro das associações do mesmo tipo, ela é um marco de referência, na visitação da cidade de Lisboa, para o turismo internacional. Esta vertente da Casa do Alentejo surgiu logo com o 25 de Abril, momento em que as suas portas se abriram para todos, e desde então não parou de crescer, até à Pandemia de COVID-19.”

 De acordo com a fundamentação apresentada “a Associação Casa do Alentejo, tem assumido plenamente, com a sua dinâmica atividade, o papel de "Embaixadora do Alentejo", mas tem ido muito mais além, tendo conquistado um lugar de destaque nos espaços histórico-culturais e grande atração turística da Capital referenciando que “ desde Março 2020, com a pandemia de COVID-19, a situação mudou radicalmente. As despesas passaram a cavalgar muito à frente das receitas que atingem uma quebra de cerca de 84%, devido sobretudo à quebra do turismo e com ele da atividade de restauração. A Casa do Alentejo tem tentado manter a atividade possível, seja ela cultural ou recreativa, seja garantindo o serviço de restauração e bar dentro das regras impostas pela DGS, ou ainda o aluguer dos espaços, mas as receitas ficam muito aquem do necessário. Como tal, a Casa do Alentejo,ciente das suas responsabilidades sociais, viu-se obrigada a recorrer a todos os mecanismos de apoio disponíveis, nomeadamente ao layoff e à contração de um empréstimo de 400 mil euros com o aval do Estado, para salvar os 32 postos de trabalho atuais, tendo estes já sido 44 antes da pandemia. Mas o alongar desta situação por tempo indeterminado, leva a direção da Casa do Alentejo a considerar muito difícil prolongar para além de janeiro esta situação e a cumprir os objectivos desta Colectividade.”

Considerando o Partido Ecologista Os Verdes que o encerramento da atividade da Casa do Alentejo, levaria a empurrar para o desemprego e a pobreza mais 32 trabalhadores e com eles as suas famílias e considerando ainda que este encerramento seria uma inestimável e insubstituível perda para a história e vida do Movimento Associativo, para a cultura Alentejana, mas também para a vida cultural e a oferta turística da cidade de Lisboa assim como considerando por fim o papel que a Casa do Alentejo tem desempenhado no turismo da Capital, o Grupo Parlamentar Os Verdes apresenta o seguinte Projeto de Resolução recomendando ao Governo que:

1. – Promova as diligências necessárias com vista a garantir uma solução de financiamento viável à Casa do Alentejo, para que esta possa manter os postos de trabalho e a sua atividade em funcionamento para além do fim de 2020.

2 - As diligência referidas no numero anterior sejam feitas em articulação com a Câmara Municipal de Lisboa e com os Municípios do Alentejo.


 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31