17.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Parto instrumentado em Portugal é três vezes superior à média europeia

Foto: CNNBrasil

A prevalência de parto instrumentado em Portugal é três vezes superior à média europeia e a mais de 60% das mulheres portuguesas não foi pedido “qualquer consentimento”, concluiu um estudo europeu que envolveu mais de 21 mil mulheres.

O estudo foi desenvolvido através do projeto IMAGINE EURO, de acordo com a investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) Raquel Costa, em declarações à agência Lusa.

A investigação, teve por base um questionário, desenvolvido de acordo com os standards definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo o Observador.

Entre março de 2020 e março de 2021, responderam ao questionário 21.027 mulheres de 12 países europeus (Itália, Suécia, Noruega, Eslovénia, Portugal, Alemanha, Servia, Roménia, França, Croácia, Luxemburgo e Espanha), sendo que destas 1.685 eram portuguesas.

Entre as mulheres que tiveram trabalho de parto, 31% das participantes portuguesas revelaram ter tido um parto vaginal instrumentado, no qual foram utilizados fórceps ou ventosas para facilitar a expulsão do feto.

O estudo concluiu deste modeo, que a 63% das mulheres em Portugal não foi pedido “qualquer consentimento” para a realização do parto instrumentado, contrastando com o valor da média europeia (54%).

 

Populares