15.4 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Passadiços do Pulo do Lobo: a nova grande atração do Alentejo

CM Serpa

Com inauguração ainda este verão, os passadiços, que estão a gerar grande expectativa e curiosidade, estão instalados na margem esquerda do rio Guadiana, nas imediações da cascata do Pulo do Lobo.

Na zona raiana, o rio Guadiana oferece vários ecossistemas e muitas atividades a envolverem água. Localizado no Baixo Alentejo, o Parque Natural do Vale do Guadiana, com quase 70 mil hectares de área, é um destino imperdível, destacando-se o Pulo do Lobo, uma soberba cascata, a maior do sul do país. As águas do Guadiana caem de uma altura de cerca de 16 metros, passam por uma “garganta rochosa” e caem num apertado estreito. “Tão estreito que um lobo conseguiria pular entre as duas margens”, conta a lenda. Dadas as condições existentes, é possível encontrar espécies animais e vegetais que não existem em mais nenhum local do Alentejo.

Este verão aguarda-se a conclusão dos Passadiços do Pulo do Lobo, que vão permitir observar a paisagem enquanto se desce a encosta de 50 metros. Em madeira, têm 300 degraus, mas contam com muitos pontos de descanso e contemplação. A iniciativa é da Câmara Municipal de Serpa e tem inauguração prevista ainda para este verão. “Trata-se de um projeto de valorização e visitação que está praticamente concluído e que já está a despertar a curiosidade de muitos visitantes”, informa a autarquia, acrescentando que os passadiços pretendem “tornar mais acessível e confortável o acesso pedonal ao Pulo do Lobo, permitindo que se desfrute da margem esquerda do rio Guadiana nas imediações da cascata”. Refira-se que os passadiços estão acompanhados de sinalética e estruturas interpretativas e informativas do espaço envolvente. “Para além de melhorar as condições de fruição do espaço pelo visitante, pretende-se informar e sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral, visitantes e turistas para a temática da conservação e preservação da natureza, incindindo sobre a riqueza natural, ambiental e paisagística do Parque Natural do Vale do Guadiana”, explica a Câmara de Serpa.

Trilhos e rotas

22 trilhos pedestres e cicláveis devidamente assinalados permitem conhecer toda a região. Caminhe pelo montado, num percurso com paisagem tipicamente alentejana, entre azinheiras, cegonhas, rolas e perdizes. Esta é uma aventura que pode começar aos comandos das novas pasteleiras pela Rota do Pulo do Lobo, as e-bikes da Ecoland (Tel.964989402) quando os passadiços do Pulo do Lobo, a maior cascata do sul do país, com cerca de 16 metros de altitude, estão praticamente prontos.

Ainda no Parque Natural do Vale do Guadiana faça uma paragem junto às Minas São Domingos, em tempos um dos mais importantes centros de extração de cobre da Europa, a barragem deu lugar a uma praia fluvial, a Tapada Grande, com águas a chegar a 30º C no verão. Alugam-se gaivotas e canoas, existe um bar, mesas de piquenique, relvados, sombrinhas e nadador-salvador em época balnear. A cinco minutos de Mértola, as Azenhas do Guadiana são alcançáveis a pé. Por muitos caracterizadas de “praia fluvial”, é, na realidade, uma zona de lazer em que é possível admirar três moinhos de água que, durante séculos, serviram para transformar os cereais em farinha.

In https://boacamaboamesa.expresso.pt/

 

Populares