7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Património cultural do Alentejo vai ser salvaguardado em 3D

Uma ONG americana sem fins lucrativos vai realizar no Alentejo uma campanha de levantamento 3D de património cultural, que decorre de 6 a 24 de abril, anunciou a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Segundo esta entidade, o levantamento da Global Digital Heritage visa a “salvaguarda digital, de potenciação das comunidades e de divulgação multimédia dos monumentos e sítios arqueológicos e patrimoniais”.

Com experiencias em diversos países e o registo de mais de 50 sítios por todo o mundo esta equipa trará para a sua primeira experiência em Portugal tecnologia de ponta ao nível da digitalização e registo de património como laser scans, drones e câmaras 360º.

Através desta campanha serão feitos os levantamentos 3D em 13 locais do Alentejo Central, onde se incluem: a Anta Grande da Comenda da Igreja (Montemor-o-Novo); o Castelo de Montemor-o-Novo; o Cromeleque dos Almendres (Évora); o Cromeleque de Vale Maria do Meio e o Cromeleque de Portela de Mogos (Évora); a Gruta do Escoural (Montemor-o-Novo); o Templo Romano de Évora; a Anta Grande do Zambujeiro (Évora); a Villa romana de São Cucufate (Vidigueira); o Castelo de Évoramonte (Estremoz); o Castelo de Arraiolos; o Museu de Évora; e o Museu do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo.

A campanha da Global Digital Heritage em Portugal é fruto de uma parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade de Évora, e os Municípios de Évora, Montemor-o-Novo, Vidigueira, Arraiolos e Estremoz.

Populares