×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Alentejo

PCP apresenta projeto recomendando ao Governo a conclusão do IP8 entre Sines e Vila Verde de Ficalho

Regional 03 Mar. 2021

O PCP apresentou um projeto de resolução no parlamento em que recomenda ao Governo a retoma da construção da totalidade do Itinerário Principal (IP) 8, entre Sines e Vila Verde de Ficalho (Serpa), no Alentejo.

Este projeto de resolução foi subscrito pelos 10 deputados eleitos pelo partido e foi entregue na terça-feira na Assembleia da República.

No documento apresentado,e segundo notícia avançada pela Agência Lusa,  os parlamentares do PCP recomendam ao Governo que “assegure a conclusão do IP8 na sua totalidade, entre Sines e Vila Verde de Ficalho, conforme definido no Plano Rodoviário Nacional, com duas vias de trânsito em cada sentido e sem portagens”. Ao governo, pedem ainda que “proceda à reabilitação urgente das estradas nacionais (EN) 259, 121 e 260”, com o objetivo de “melhorar as condições de circulação e segurança” nas respetivas vias.

No mesmo projeto, o PCP refere ainda o lançamento do “concurso público para elaboração do projeto de execução para a reabilitação da EN260” e a rentabilização do “investimento já realizado em expropriações e obras atualmente suspensas”, solicitando que seja retomada a sua conclusão.

Na exposição de motivos da iniciativa, o PCP sublinha que o IP8 desempenha “funções de interesse nacional ou internacional”, uma vez que liga “o principal porto nacional, o Porto de Sines, o aeroporto de Beja e a fronteira com Espanha” lembrando que a empresa pública Infraestruturas de Portugal já publicou os anúncios para a elaboração dos projetos de reabilitação da EN121/IP8 e da EN259/IP8, encontrando-se “já na fase de avaliação das propostas”.

“É de facto necessária a reabilitação constante nos referidos procedimentos, desde logo pelo avançado estado de degradação” das vias, “como também pelos riscos para a segurança dos seus utilizadores”, realça o partido. Contudo, segundo o PCP, a situação “é extensível” ao restante troço do IP8, nomeadamente à EN260, que liga Beja a Serpa, a Vila Verde de Ficalho e à fronteira com Espanha, que se encontra “em avançado estado de degradação” e que “deve também ser alvo de reabilitação”.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30