Imprimir esta página

Perto de 1,8 milhões de certificados digitais emitidos em Portugal

Regional Escrito por  08 Jul. 2021

Perto de 1,8 milhões de portugueses já têm o certificado digital europeu, que será obrigatório nos hotéis e no alojamento local e no interior dos restaurantes dos concelhos de maior risco de covid-19, anunciaram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

As restrições em restaurantes começam a ser aplicadas apenas às 15.30 horas de sábado. As restantes medidas têm aplicação já amanhã, sexta-feira.
Tal como a RC já tinha noticiado, o certificado digital, que entrou em vigor dia 1 de julho, e pretende facilitar a circulação segura na União Europeia, mas quem o solicitar necessita de cumprir um de três requisitos: estar vacinado, ter um teste negativo ou estar recuperado da covid-19.

Em Portugal, o documento já está a ser emitido desde 16 de junho e o Governo aprovou, na última semana, o decreto-lei que executa na ordem jurídica nacional os regulamentos comunitários sobre o certificado.

Pensado e criado em cerca de seis meses - semestre da presidência portuguesa na União Europeia (UE) - para promover a circulação de pessoas no espaço europeu num contexto de pandemia ainda bem presente, em Portugal o documento funcionará também como um "livre-trânsito" para acesso a vários eventos.