17 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

PJ faz buscas em Portalegre no âmbito do esquema de tráfico de diamantes de militares do exército

A Policia Judiciária está a realizar esta manhã, mais de 100, buscas em vários pontos do país, nomeadamente em Portalegre, Lisboa e Porto, no âmbito de uma investigação a militares do exército por tráfico de diamantes, segundo avançou a TVI.

Esta operação envolve mais de 200 elementos da Polícia Judiciária e é presidida pelo juiz Carlos Alexandre.

Está em causa um esquema criminoso de tráfico de diamantes. Os militares suspeitos são todos do Exército e os crimes foram cometidos durante missões internacionais. Pode haver mais de uma dezena de detenções. Sob suspeita estão profissionais no ativo, mas também ex-militares.

Segundo a mesma fonte, estão a ser cumpridos vários mandados de detenção a comandos e ex comandos das Forças Armadas Portuguesas.

Em causa está um esquema em que os suspeitos usavam missões portuguesas, ao abrigo da ONU, na República Centro Africana (RCA), para tráfico de diamantes, de ouro e droga daquele país para a Europa. O tráfico era feito com recurso a aviões militares cuja carga não é fiscalizada. 

Há suspeitas ainda de branqueamento de capitais, associação criminosa e uso de criptomoedas para encobrir o rasto deste esquema. 

Fonte: TVI/SIC/NM

Populares