02 Out. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Portalegre

Politécnico de Portalegre preparado para atribuir grau de doutor!

Regional Escrito por  30 Jun. 2022

Foi aprovada no Parlamento a possibilidade de os Politécnicos outorgarem o grau de doutor e de ser alterada a designação dos mesmos para Universidades Politécnicas. Tal deve-se à aprovação da iniciativa legislativa de cidadãos “Valorização do Ensino Politécnico nacional e internacionalmente” e de dois projetos de lei apresentados pelo BE e PCP.

Para o presidente do Politécnico de Portalegre, Prof. Luís Loures, a mudança pontual do enquadramento legal vigente tem como grande objetivo “a valorização do sistema nacional de Ensino Superior, como um todo”.

“Com orgulho e sentido de responsabilidade”, é desta forma que o dirigente vê esta aprovação, a qual representa “o reconhecimento, por unanimidade, da Assembleia da República, do trabalho que tem sido desenvolvido pelos Politécnicos, nos últimos 40 anos, não só como motores fundamentais do desenvolvimento regional, mas também como motores de coesão territorial e de desenvolvimento do país (nacional e internacionalmente)”.

O dirigente entende que deverá ser dada continuidade ao sistema binário, fazendo jus à missão das instituições de ensino superior. Com maior capacidade para melhorar as qualificações dos cidadãos, o compromisso será ministrar “doutoramentos que se pretendem mais aplicados, de interface, efetuados em associação com a indústria, muito baseados no que é a missão dos Politécnicos (o saber-fazer; a melhoria técnica e científica da capacidade instalada)”.

Antevendo a alteração do enquadramento legal, o presidente do Politécnico de Portalegre anuncia que a instituição a que preside tem vindo a trabalhar, quer no estabelecimento de protocolos para doutoramentos internacionais, nomeadamente com Brasil e Cabo Verde, quer na elaboração de propostas de doutoramento em parceria com a Universidade de Évora já aprovadas, no âmbito do PRR.

No que respeita à alteração da designação para Universidades Politécnicas, o Prof. Luís Loures considera ser um passo fundamental para o reforço do sistema de ensino superior nacional, contribuindo para fortalecer a sua projeção nacional e internacionalmente.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31