Imprimir esta página

Portalegre

Portalegre: 400 Guardas Provisórios iniciam curso na próxima segunda-feira

Publicado em Regional 15 março, 2019

Um total de 400 novos Guardas Provisórios iniciam nos dias 18 e 19 de março o 41.º Curso de Formação de Guardas (CFG) no Centro de Formação de Portalegre, da Guarda Nacional Republicana. 

De acordo com a GNR, o titular da pasta da Administração Interna, Eduardo Cabrita, vai acompanhar as várias fases do processo de incorporação, que contempla, entre outras, a verificação da candidatura, a triagem médica e a entrega fardamento no dia 18 de março. 

O curso terá a duração aproximada de 10 meses, sendo que, durante esse período, serão ministradas diversas matérias relativas quer à formação geral militar, quer à formação nas áreas jurídicas e técnico-profissionais. 

A formação contemplará ainda uma vertente de carácter prático (formação em exercício), com o objetivo de proporcionar aos Guardas Provisórios uma experiência prática, relativa ao exercício de funções inerentes ao serviço operacional da GNR. 

Dos 400 Guardas Provisórios que serão incorporados, 89% têm como habilitações literárias o 12.º ano de escolaridade, sendo que 12% têm formação académica superior (40 licenciados e cinco mestrados); 52% estão na faixa etária 21-24 anos; e 51% cumpriram serviço militar nas Forças Armadas.