Portalegre

Portalegre acolhe jornada sobre desenvolvimento regional em que participam o Secretário de Estado da Valorização do Interior e o curador da Fundação ”la Caixa”

Regional 07 Fev. 2019

O Instituto Politécnico de Portalegre recebe esta quinta feira, 7 de fevereiro, uma jornada sobre desenvolvimento regional no âmbito do Programa Promove – Dinamização de Regiões Fronteiriças, uma iniciativa da Fundação ”la Caixa” que visa apoiar projetos-piloto inovadores, estratégicos para o desenvolvimento das áreas onde se localizam e replicáveis para outras regiões com características semelhantes. Na sessão participam o Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Catarino, e o presidente honorário do BPI e curador da Fundação “la Caixa”, Artur Santos Silva.

A jornada pretende avaliar a edição de 2018 do Programa Promove, assim como preparar a edição de 2019, para que esta possa dar uma melhor resposta às necessidades das regiões fronteiriças. Contará com a presença de agentes de referência da região no âmbito do desenvolvimento territorial, incluindo Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Universidades e Institutos Politécnicos, e representantes do sector empresarial.

O Programa Promove destina-se a projetos inovadores, numa perspetiva de valorização económica e sustentável dos recursos (materiais e imaterais), de atração de investidores e recursos humanos qualificados, de promoção da atividade turística e de reforço da cooperação científica e tecnológica nas regiões fronteiriças.

Na edição de 2018, foram apoiados cinco projetos, entre eles “Agro Water Saving - Tecnologia de poupança de água”, desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Portalegre, que visa a criação de uma aplicação móvel capaz de determinar em tempo real as dotações máximas de irrigação para diferentes culturas procurando, deste modo, contribuir para uma redução do consumo de água na agricultura  servindo como suporte para a decisão sobre a seleção das melhores culturas para cada território.

A Fundação ”la Caixa”, com sede em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30