9.3 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portalegre: conheça os sete locais que dão fama gastronómica à cidade

O Alto Alentejo é recheado de sabores e, Portalegre, uma cidade com uma gastronomia recheada de produtos DOP e IGP, é um dos destinos favoritos daqueles que querem querem degustar os sabores que a região tem para oferecer, nomeadamente no que toca a borrego, os derivados do porco de raça alentejana, los vinhos, azeites, queijos e cogumelos, e terminando na tradicional doçaria conventual.

“Perdiz de escabeche” é a “receita estrela”, mas mais sugestões há, num total de oito, como “Pezinhos de coentrada”, “Coelho de vilão” e “Salada de pato”. Defensor e divulgador da cozinha do Alto Alentejo há mais de duas décadas, José Júlio Vintém privilegia no Restaurante Tombalobos (Rua 19 de Junho, 2, Portalegre. Tel. 245906111), distinguido como Mesa com Mérito, em 2022.

As carnes de touro bravo têm sempre muita procura neste elegante espaço da zona histórica de Portalegre, com decoração típica a aludir às touradas, a grande paixão do proprietário Luís Mourato. “Rabo de toiro estufado” e “Espetada de toiro bravo” são duas sugestões, entre a variada oferta, do Restaurante Solar do Forcado (Rua Cândido dos Reis, 14, Portalegre. Tel. 245330866), que inclui cortes maturados. Para começar, há “Pastéis de alheira”, “Toucinho frito” e “Sopa de sarapatel”. No final, prove a típica “Boleima de Portalegre”.

A extensa garrafeira, com mais de 900 referências, emoldura o espaço que não nega as influências alentejanas e do Fado, que está sempre presente na música ambiente. A ementa do Restaurante Sal, Alho e Etc (Avenida Pio XII, Cave 7, Portalegre. Tel. 245031364) é bastante extensa e demonstra a competência da cozinheira Tânia Florentino, que apresenta especialidades como o “Picadinho de veado com malagueta com arroz de vinho tinto”, o “Especial de novilho”, os “Naquinhos de lombo de veado na sertã”, o “Lombinho recheado com queijo de Nisa” ou o “Jantarinho de javali”. Em época de caça serve-se lebre e, na Páscoa, o afamado borrego.

Situado em frente ao Jardim do Tarro e a poucos metros do Plátano do Rossio, considerada a árvore mais antiga de interesse público em Portugal, com 180 anos, o Portalegre Palace foi inaugurado a 23 de maio, o Dia da Cidade. Na oferta de alojamento encontram-se 11 quartos divididos por dois dos três pisos do hotel e com acesso a uma cozinha alentejana comunitária. O hotel Portalegre Palace (Rua Alexandre Herculano, 2, Portalegre. Tel. 245035300) abriu ainda uma cafetaria com Oficina de Doces. 

Com sede no Campus Politécnico de Portalegre, a NaturBoscus (Tel. 927171366) tem como objetivo “dinamizar de forma sustentável o micoturismo”. O Parque Natural da Serra de São Mamede é terreno fértil para descobrir o mundo mágico dos cogumelos pela mão de Pedro Marques e Nuno Alegria, que agradecem o microclima destas serranias alentejanas, excelente para os cantarelos e para os boletos.

Cabeças do Reguengo (Estrada dos Moleiros, 15, Reguengo. Tel. 245201005) é um espaço que combina enoturismo e alojamento composto por três apartamentos e oito quartos, com a produção vínica e as provas. A adega está no núcleo principal do edificado e à vista estão 40 hectares de vinha centenária é composta por 40 castas, algumas vias de extinção.

A Quinta da Fonte Souto (Estrada de Alegrete, Reguengo e São Julião. Tel. 910104292) é o novo projeto vínico da famosa família produtora duriense Symington no Alto Alentejo. Este espaço tem como objetivo é produzir uma gama distintiva de vinhos de quinta que exibam o melhor de Portalegre, do Alentejo e de Portugal. Sob o título “Um Outro Vagar”, existem diversas opções de visitas guiadas pela quinta, que se estende por mais de 200 hectares, com 43 ocupados por vinhas. O passeio inclui a visita a adega e a prova de vinhos. Pode também agendar piqueniques junto dos vinhedos.

 

Leia a notícia completa em: Expresso

Populares