10.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portalegre e Beja são os distritos com menos enfermeiros disponíveis para vacinação contra a covid-19

A Ordem dos Enfermeiros revela que há 9.366 profissionais disponíveis para contratação para a vacinação contra a Covid-19 nos centros que vão estar espalhados pelo país, para a execução da segunda fase do plano, a partir deste mês de abril. Contudo, o distrito de Beja tem, apenas disponíveis 43 enfermeiros disponíveis e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP)  do Alentejo afirma que são números “normais”.

Com base no desafio lançado no site da instituição, no qual foi publicado um inquérito para que os enfermeiros manifestassem a sua disponibilidade para integrar o plano de vacinação delineado pela task force, 8.956 enfermeiros declararam estar disponíveis para o fazer fora do respetivo horário laboral, enquanto outros 410 disseram estar desempregados.

Os três distritos com mais enfermeiros disponíveis são Porto, com 2.070 profissionais, Lisboa, com 2.043, e Braga, com 908. Por outro lado, encontram-se Beja e Portalegre, com apenas 43 e 30 enfermeiros disponíveis, respetivamente.

São números “normais”, diz Edgar Santos, coordenador do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses no Alentejo, acrescentando que “nesta fase há poucos” profissionais “disponíveis”, uma vez que, se sentem “exaustos e a necessitar de descansar”, de forma a garantirem uma prestação de cuidados de qualidade. 

 

Créditos de imagem: Sáude Mais 

Populares