10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portalegre: Violência doméstica aumentou 17%

De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna de 2020, os atos de violência doméstica sofreram um ligeiro agravamento em Portugal, da ordem dos 6,3%, com o distrito de Portalegre a sofrer um aumento de casos de violência contra menores na ordem dos 17%: 365 queixas apresentadas, enquanto no ano anterior tinham sido apenas 312.

Os dados, citados pelo jornal Público, dão ainda conta de uma descida do número de casos no distrito de Bragança, na ordem dos 20%, logo seguido de Santarém. Contudo, a maior parte das participações às autoridades continuam a vir de Lisboa, Porto e Setúbal.

No Porto, registaram-se menos 570 queixas, correspondendo a uma baixa de mais de 11%. Ainda assim, as organizações que se debruçam sobre o fenómeno têm destacado que é necessário analisar estes dados com cuidado, uma vez que as vítimas fechadas em casa por via do confinamento podem ter tido menos hipóteses de pedir ajuda às autoridades. O sistema de queixa eletrónica também foi menos usado: foram comunicadas 92 situações, contra 290 no ano anterior.

Relativamente aos homicídios, houve apenas menos três vítimas mortais de violência doméstica do que em 2019, num total de 32, das quais 27 eram mulheres, 3 homens e 2 crianças. Segundo o relatório, “apesar de ter diminuído, a violência doméstica contra cônjuge ou análogo continua a ser a tipologia criminal mais participada em Portugal”. Ao todo foram feitas 23.439 queixas, o que equivale a mais de 64 queixas por dia. São 26 queixas por hora.

A taxa de arquivamentos dos inquéritos abertos pelo Ministério Público mantém-se alta: 63% das investigações foram arquivadas. Dos 33.873 casos investigados, apenas foi deduzida acusação em 5043.

A 31 de dezembro do ano passado, 255 pessoas encontravam-se presas preventivamente por suspeitas deste delito nas cadeias portuguesas, a sua esmagadora maioria do sexo masculino, às quais há a acrescentar 813 condenados e 53 inimputáveis.

 

Créditos de imagem: Tvi24

 

Populares