6.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portalegrense termina Dakar 2018 em 13º lugar

O portalegrense Filipe Palmeiro terminou o Dakar 2018 em 13º lugar, como navegador do piloto chileno Boris Garafulic.

A 40ª edição daquela que é considerada a mais dura prova de todo-o-terreno do mundo, teve na categoria de carros, um total de 8.793kms, 4.329kms dos quais especiais, ligando Lima (Perú) a Córdoba (Argentina). O copiloto portalegrense e o seu piloto concluíram a prova em 62 horas e 6 minutos.

Durante a prova, no meio do deserto, a dupla bateu de frente com o companheiro de equipa Yazeed Al-Rajhi, tendo empatado a sua prestação até à resolução da avaria.

A prestação de Filipe Palmeiro e Boris Garafulic na etapa 13 de prova, possibilitou-lhes terminar a prova em 7º lugar, tendo assim subido 3 lugares na classificação geral, para o 13º lugar. Terminando a etapa final de 120kms em 12º lugar, possibilitou à dupla assegurar o 13º lugar da geral no final da corrida.

De salientar que das 92 equipas que iniciaram a corrida, apenas 43 chegaram à final, assim como apenas 4 das 7 tripulações MINI que participaram.

Com um total de 10 portugueses distribuídos por várias equipas, apenas 2 terminaram a prova, Filipe Palmeiro (X-Rai – Mini John Cooper Works), em 13º lugar na classificação geral e Fausto Mota (KTM), que cruzou a meta na 43ª posição. A participação na prova do alentejano de Santiago do Cacém, Pedro Velosa (Yamanha), na categoria SxS UTV ficou pela segunda etapa.

Os vencedores do Dakar 2018 foram o espanhol Carlos Sainz, na prova de carros (49h16m18s); o austríaco Matthias Walkner, na prova de motas; o russo Eduard Nikolaev na prova de camiões; o chileno Ignacio Casale na prova de Quads e o brasileiro Reinaldo Varela na prova SxS UTV.

Recorde-se que nesta edição do Dakar, o portalegrense Filipe Palmeiro, protagonizou um momento icónico de espírito desportivo ao ajudar o piloto Nani Roma, após o seu acidente

Populares