Portel

Portel tem novo Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios porque “primeiro há que fazer a prevenção”, diz Pres. da Câmara (c/som)

Publicado em Regional 05 dezembro, 2018

Recentemente, o Município de Portel viu aprovado um novo Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que “foi elaborado já de acordo com a nova legislação”, explicou à Campanário o Presidente da Câmara, José Grilo. Acrescentando que a necessidade da revisão deste plano, se deve sobretudo por Portel ser “um concelho de serra, em que o incêndio nos montados é sempre um risco”, tornando-se essa “uma das prioridades” do documento.

Desta forma, após a elaboração do plano, “as soluções estão hierarquizadas e espero que não seja preciso recorrer a ele nestes anos todos, tal e qual como o Plano de Emergência e Proteção Civil”, que “já está em consulta pública”, afirma o autarca. Por outro lado, José Grilo explica que estes documentos, além de estarem relacionados, “são planos que não são fixos” e que “estão sempre em constante mutação”.

“É esse plano que nos servirá depois também para no combate a incendidos, podermos agir melhor”

 

 

 

Questionado sobre as especificações relacionadas com o ecossistema do montado, o Presidente de Portel afirma que este “tem zonas de risco específicas, onde o montado é mais denso e elas estão perfeitamente identificadas”, pois aí “a zona de risco é maior”. Locais como “a Freguesia de Vera Cruz, a União das Freguesias de Amieira e Alqueva, onde essa floresta de montado é mais densa”, correndo também “risco de o fogo entrar pelas populações”.

“É esse plano que nos servirá depois também para no combate a incendidos, podermos agir melhor”, porém, “mais do que tudo, primeiro que o combate há que fazer a prevenção”, remata José Grilo.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2018 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31