Sines

Porto de Sines arranca com projeto 'A pesca por um mar sem lixo'

Porto de Sines arranca com projeto 'A pesca por um mar sem lixo' portos de portugal
Regional 09 Dez. 2019

O projecto “A pesca por um mar sem lixo” arrancou dia 4 no Porto de Sines, com o objectivo de reduzir os resíduos no mar, através do apoio à adopção de boas práticas ambientais por parte dos pescadores, promovendo a valorização e reciclagem desses resíduos.

O projeto conta, no arranque, com a adesão de 36 embarcações e tem como produtores parceiros a Associação dos Armadores de Pesca do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Cooperativa de Pesca Geral do Cenyro (OPCentro), a Cooperativa de Armadores de Pesca Artesanalpesca, a Sesibal Coop Pesca e a Vianapesca OP – Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo.

São ainda parceiros locais do projeto o município de Sines, a AMBILITAL e a FOR – MAR.

“A pesca por um mar sem lixo” é uma iniciativa do Ministério do Mar que está a ser desenvolvida pela Docapesca em parceria com a APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho.

O projeto já foi também implementado em Peniche, Ilha da Culatra, Aveiro, Figueira da Foz, Póvoa de Varzim, Sesimbra, Setúbal, Matosinhos, Sagres, Rio Arade, Quarteira, Olhão e Nazaré.

Ao promover a recolha seletiva dos resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca e disponibilizando as infraestruturas adequadas para a sua receção em terra, este projeto, vem unir pescadores e portos na melhoria das condições ambientais da zona costeira portuguesa e na preservação dos ecossistemas marinhos.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31