7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Porto de Sines: Portugal, Espanha e França anunciam corredor de energia Verde!

 

 

O Presidente francês, Emmanuel Macron, deixou cair os obstáculos ao gasoduto ibérico, que deverá transportar combustível do Porto de Sines até à Europa central.

O acordo, anunciado esta quinta-eira por António Costa e pelo Primeiro-Ministro espanhol, Pedro Sánchez, permite estender o gasoduto que já liga Sines a Celorico da Beira. A partir daqui serão construídos mais 86km, até à fronteira com Espanha, e o governo espanhol assegura a construção do segmento do gasoduto até Zamora, e depois até Barcelona.

Os três governos chamam-lhe “corredor verde” e destina-se sobretudo a transportar hidrogénio verde, podendo também garantir o fornecimento de gás natural.

Os líderes de Portugal, Espanha e França deram um passo para acelerar “o desenvolvimento das interconexões energéticas”, numa reunião, esta quinta-feira, antes da cimeira da União Europeia, em Bruxelas, criando um novo Corredor de Energia Verde. A ideia será desenvolvida numa reunião a 9 de dezembro, em Alicante (Espanha).

Em comunicado conjunto, afirmaram que este corredor permitirá “completar o mercado energético da União Europeia e reforçar a transição energética no âmbito do Pacoto Ecológico Europeu, nomeadamente ao facilitar o acesso a fontes e rotas de energia alternativas para a Europa”.

“Este acordo permitirá complementar a interconexão entre Portugal e Espanha, entre Celorico da Beira e Zamora, e também fazer uma ligação entre Espanha e o resto da Europa, ligando Barcelona a Marselha por via marítima. É um gasoduto vocacionado para o hidrogénio verde e outras gases renováveis e que, transitoriamente, poderá ser utilizado também para o transporte de gás natural até uma certa proporção”, disse o primeiro-ministro português, aos jornalistas, à chegada para a cimeira.

António Costa acrescentou que o primeiro pilar é já decisivo para ampliar a capacidade portuguesa no mercado europeu porque Espanha representa 40 milhões de consumidores: “Só facto de chegarmos à fronteira com a Espanha já é para nós uma enorme mais-valia. Significa que aumentamos a nossa capacidade de conexão a um mercado que não tem apenas os nossos 10 milhões (de consumidores), mas um total de 60 milhões, no conjunto da Península Ibérica”.

Populares