10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Porto de Sines recebeu encontro Hispano-Português

O Porto de Sines recebeu a Sessão dos “Encontros Marítimo-Portuários Hispano-Portugueses” que promoveu o relacionamento bilateral entre a comunidade portuária, logística e industrial local com a comunidade logística e portuária de Cádiz, contando também com a presença de representantes dos portos de Algeciras e de Sevilha, bem com das respetivas Câmaras de Comércio.

Esta ação foi enquadrada no âmbito do projeto FOCOMAR que visa potenciar o relacionamento entre PMEs e espaços portuários, para que ambos façam parte das cadeias logísticas de produção, transporte e distribuição, e para que os portos não desenvolvam as suas atividades como um elo independente e alheio ao tecido comercial. Este projeto pretende também promover eventuais oportunidades oferecidas pela área de cooperação do programa transfronteiriço Portugal-Espanha (POCTEP), direcionado para as regiões do Alentejo e Andaluzia.

Na sessão que decorreu no Auditório da APS, os participantes tiveram oportunidade de ficar a conhecer as principais valências e os projetos de desenvolvimento do Porto de Sines, visitando ainda os terminais portuários, a Zona Industrial e Logística de Sines e o Sines Tecnopolo. No decorrer do evento foi também apresentado o estudo desenvolvido no âmbito do projeto e que pretendeu analisar e caraterizar o tecido empresarial de Sines, nomeadamente as necessidades no âmbito da cadeia logística.

O projeto FOCOMAR é coordenado pelas “Cámaras da Andalucía”, tendo como parceiros o “Sines Tecnopolo”, a “Cámara de Huelva”, a “Cámara de Sevilla”, a “Cámara de Campo de Gibraltar”, o “Centro Europeo de Empresas e Innovación – Bahia de Cadiz”, a “Cámara de Jerez”, a “Confederación de Empresarios de Cadiz”, a “Agencia Idea”, a “IEDT – Cadiz” e a “APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA”. É realizado ao abrigo do Programa INTERREG V A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020 y financiado a 75% pela União Europeia através do FEDER.

Populares