14.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portugal continental tem 803 monumentos nacionais, seis dos quais em Vila Viçosa

A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) divulgou no passado dia 12 de Julho um relatório segundo o qual há 803 monumentos nacionais, num total 3.811 imóveis classificados, em todo o território continental.

Deste total fazem parte os 171 processos que aguardavam classificação e cujo parecer tinha de ser conhecido até 30 de Junho deste ano.

Os imóveis podem ser classificados como “monumento nacional”, de “interesse público” e de “interesse municipal”, tendo em conta “o valor histórico-cultural, estético-social, técnico-científico, de integridade, autenticidade e exemplaridade”, esclarece a DGPC.

Dos 3.811 imóveis classificados, 2.535 são de interesse público, 473 de interesse municipal e 803 são monumentos nacionais, revela o documento.

O maior número de monumentos nacionais (267) encontra-se na região Norte, seguindo-se o Alentejo, com 198, e, em terceiro lugar, a região de Lisboa e Vale do Tejo, com 176. Na região Centro há 136 monumentos nacionais e, no Algarve, 26.

A região Norte é também aquela onde existe o maior numero de imóveis classificados de interesse público – 959 -, seguida de Lisboa e Vale do Tejo – 629 – e, em terceiro, o Centro, com 514. O Alentejo tem 337 de interesse público e o Algarve, 96.

Em termos de imóveis classificados de interesse municipal, é a região de Lisboa e Vale do Tejo que lidera com 180, logo seguida da região Centro, com 127.

No Norte há 95 imóveis classificados de interesse municipal, no Alentejo 47 e no Algarve 24.  

Já em Vila Viçosa, podem ser encontrados 18 monumentos classificados, como Monumentos Nacionais, estão classificados o Castelo de Vila Viçosa, Cruzeiro de Vila Viçosa, Paço Ducal, Pelourinho, Igreja dos Agostinhos, Igreja e claustro do Convento das Chagas. Os Imóveis de Interesse Público são o Palácio dos Matos Azambuja, Igreja de Nossa Senhora da Lapa, hospedaria de peregrinos, moradia do capelão e do eremita, Igreja de São Bartolomeu, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Capelão de São João Baptista da Carrasqueira, Igreja da Esperança e o Convento e Cerca de Nossa Senhora da Piedade. Por outro lado, a Capela de S. Luís, Porta da Tapada/ São Bento e o Antigo Lagar da Cooperativa dos Olivicultores de Vila Viçosa são considerados Imóveis de Interesse Municipal.

Populares