7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Praia Fluvial de Monsaraz recebe ação de inclusão para séniores integrada na “Sessão de Retrato de Estúdio”

No próximo dia 19 de agosto, pelas 9h30 da manhã, vai realizar-se uma ação de inclusão ‘Sessão de Retrato de Estúdio’ na Praia Fluvial de Monsaraz integrada no projeto Topofilias – fotografia com seniores e desenvolvida pela Malvada Associação Artística com direção artística e criação de Ana Luena e José Miguel Soares.

Segundo o comunicado enviado à nossa redação, as fotografias estão a cargo de José Miguel Soares com a assistência de produção de Beatriz Ourique.

José Miguel Soares é fotógrafo e psicólogo, residiu em Lisboa e em Roma onde trabalhou em imagem e comunicação durante mais de uma década e atualmente mora em Évora. Tem as suas fotografias publicadas em dezenas de revistas e publicações e em paralelo ao seu trabalho de autor tem realizado vídeo e fotografia comercial para agências e marcas nacionais e internacionais.

Como todas as atividades integradas no Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, a Sessão de Retrato de Estúdio é de acesso gratuito. Neste caso, um dos principais objetivos é garantir o envolvimento dos seniores da região, permitindo que possam fotografar e ser fotografados, contribuindo para a construção de memórias e identidades através da fotografia.

Este evento decorre no contexto do programa, “O Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva”, que pretende estabelecer uma abordagem diferenciadora na forma como a cultura pode ser geradora de coesão e inclusão social, de crescimento económico, de práticas ambientais sustentáveis, numa lógica de cidadania participativa e de proximidade territorial.

Este projeto pretende promover a inclusão social junto de populações excluídas ou isoladas, através de uma abordagem integrada entre cultura e inclusão social num contexto predominantemente rural e de baixa densidade, envolvendo entidades locais que já têm experiência nas áreas culturais em que se foca o programa.

Populares