Imprimir esta página

Evora

Praxe solidária leva alunos da escola de enfermagem ao hospital de Évora

Regional 23 Set. 2019
 

Dezenas de alunos, que agora iniciam o 31.º curso de licenciatura em enfermagem, realizam uma praxe solidária no hospital de Évora, colaborando com as pessoas voluntárias da Liga de Amigos daquele estabelecimento hospitalar, numa ação de integração académica e de acolhimento no seu futuro espaço profissional.

Os 'bichos' - como são designados os novos caloiros da universidade de Évora - vão distribuir reforços alimentares aos utentes nas salas de espera e deixar no Serviço de Pediatria os fantoches que produziram a pensar nas crianças internadas no hospital central do Alentejo.

A organização conjunta da comissão de praxe, alunos do 3.º ano da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus (Universidade de Évora) e Liga de Amigos do Hospital do Espírito Santo de Évora, é apoiada pela direção daquele estabelecimento de ensino superior e pelo conselho de administração do hospital.

 

Maria Filomena Mendes, presidente do conselho de administração do HESE, destaca a relação de especial proximidade entre o hospital e a universidade, materializada no acolhimento de alunos estagiários para complemento da formação académica destes futuros profissionais de saúde, assim como através da constituição de equipas conjuntas para investigação e desenvolvimento científico.

 

David Prazeres, presidente do executivo da Liga de Amigos do HESE, IPSS de utilidade pública que patrocina a iniciativa, considera-a “uma boa ação, que mostra o envolvimento exemplar das novas gerações numa cidadania consciente, ativa e solidária, enquanto fazem evoluir as praxes académicas para o impacto social positivo”.

A Liga de Amigos do HESE atua no voluntariado em saúde há 25 anos, conta com mais de uma centena de pessoas voluntárias, integra alunos universitários nas equipas para o impacto social no hospital central do Alentejo e colabora com as entidades que coabitam nocampus hospitalar, pela qualidade e humanização dos cuidados prestados à população.