×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

NACIONAL

Presidente da República admite “recolher obrigatório” caso a situação do país continue a piorar

Regional 16 Out. 2020

O Presidente da República admite,  se a situação epidemiológica piorar e o número de mortos continuar a aumentar, voltar ao recolher obrigatório, conforme notícia avançada pela TVI 24.

PARA EVITAR MEDIDAS MUITO MAIS PESADAS, O MELHOR É QUE AS PESSOAS COMPREENDAM QUE AS MEDIDAS IMEDIATAS E MAIS PEQUENAS DEVEM SER CUMPRIDAS. NENHUM PODER POLÍTICO PODE, PERANTE UM AGRAVAMENTO BRUTAL DA SITUAÇÃO, FICAR PARADO", disse Marcelo durante uma visita a Aljezur.

"NÓS QUEREMOS EVITAR ISSO PORQUE ISSO TEM CONSEQUÊNCIAS NA VIDA DAS PESSOAS. TEM CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS, ECONÓMICAS E SOCIAIS QUE QUEREMOS EVITAR. AGORA, É EVIDENTE QUE HÁ DOIS INDICADORES QUE SÃO MUITO IMPORTANTES: HÁ UM QUE É A ELEVAÇÃO DO NÚMERO DE PESSOAS INFETADAS E INTERNADAS NOS CUIDADOS INTENSIVOS E HÁ UM AINDA MAIS GRAVE, QUE É A SUBIDA DO NÚMERO DE MORTOS. SE O NÚMERO DE MORTOS DISPARAR PARA VÁRIAS DEZENAS POR DIA, AÍ TEMOS UM PROBLEMA GRAVE QUE ATRAVESSA TODA A SOCIEDADE PORTUGUESA E NÓS QUEREMOS EVITAR QUE ISSO ACONTEÇA", adiantou.

Entre as medidas mais gravosas, Marcelo destacou - e dando vários países europeus como exemplo -  o "RECOLHER OBRIGATÓRIO" ou "O PARAR DA ATIVIDADE ECONÓMICA, NOMEADAMENTE COMERCIAL E SERVIÇOS NUMA DETERMINADA HORA DO DIA".

É EVIDENTE QUE NENHUM PODER POLÍTICO PODE, PERANTE UM AGRAVAMENTO BRUTAL DA SITUAÇÃO, FICAR PARADO. SE FICA PARADO, LEGITIMAMENTE, A MAIORIA DOS PORTUGUESES DIZ 'MAS O QUE É QUE ELES ESTÃO A FAZER?' POR MUITO IMPORTANTE QUE SEJA A ATIVIDADE ECONÓMICA, 'COMO É QUE NÃO REAGEM DE FORMA MAIS EFICAZ A UMA SITUAÇÃO GRAVÍSSIMA?'", questionou o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa volta a reforçar que prevenir tais cenários "ESTÁ MUITO NAS MÃOS DAS PESSOAS". O QUE ME PREOCUPA PARA O FUTURO, É QUE NÓS TEMOS UM PLANO DE RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA QUE ESTÁ EM CRISE E SE A PANDEMIA DURAR MUITO A CRISE VAI SER MAIOR", alertou.

Portugal atingiu hoje, pelo terceiro dia consecutivo, um recorde de casos positivos de covid 19, com mais 2608 infetados e 21 mortos.

AindaSobre a possibilidade do uso obrigatório de máscara na rua, Marcelo Rebelo de Sousa , não se opõe.

EU ACHO QUE A MÁSCARA NA RUA NÃO É AUTORITÁRIA, É DEMOCRÁTICA. HÁ EM VÁRIOS ESTADOS DEMOCRÁTICOS, HÁ MUITO TEMPO, ATÉ DA EUROPA DE SUL E PENSO QUE, MIL VEZES ISSO A TER QUE PEDIR O SACRIFÍCIO DE FECHAR À NOITE A ATIVIDADE COMERCIAL TODA E A VIDA DAS PESSOAS, A FAZER CONFINAMENTOS LOCAIS OU IR ATÉ PARA FORMAS MAIS RADICAIS", dclarou o Presidente da República.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30