10.1 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Presidente do Instituto Português do Sangue apela para a urgente dádiva de sangue no Alentejo (c/som)

O Instituto Português do Sangue fez, nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, um apelo “urgente” à dádiva de sangue, dado a reserva nacional se encontrar em baixa, com particular incidência nos grupos Zero e A Negativo.

Como refere à Rádio Campanário, o Presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação, Hélder Trindade, “há uma quebra de afluência às colheitas no mês de janeiro, esta tendência tem-se mantido no mês de fevereiro, agravada pela sazonalidade associada ao surto de gripe” acrescendo que “por esteve motivo, as reservas de sangue, em particular do grupo zero, positivo e negativo, e do grupo A negativo, estão em níveis que o IPST considera serem suficientes para dar origem a um pedido à população de dadores.

O Presidente, Hélder Trindade salienta ainda que este é um apelo direcionado “aos novos dadores, aos jovens que nunca deram sangue e aqueles que estão inativos nas suas dádivas há mais de um ano”, para que estes possam dirigir-se aos hospitais mais próximos das suas zonas de residência e façam as suas dádivas nos próximos dias.

{play}http://radiocampanario.com/sons/apelo%20sangue20fev14.MP3{/play}

A Região Alentejo tem valores dentro da normalidade nos hospitais, mas requer também as dádivas dos novos dadores de sangue, para reposição dos referidos tipos de sangue da reserva nacional.

A reserva total nacional apresenta níveis seguros, mas a do Instituto Português do Sangue e Transplantação está baixa nos grupos referidos e por isso o pedido urgente à população.

O instituto pede ainda aos dadores regulares com dádivas programadas para as próximas semanas que aguardem por esse período, a fim de poder ser gerida a manutenção das futuras reservas, dado que estão programadas, não ficando em falta num futuro próximo.

Populares