Já foi entregue, na Casa de Saúde da Boavista, no Porto, o primeiro ventilador português para ajuda no combate à pandemia do Covid 19.
Este equipamento, produzido pelo CEiia - Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel veio, segundo o responsável desta Casa de Saúde " preencher um vaziuo existente nos equipamentos, de forma muito eficaz".
O CEiia produziu 100 equipamentos em 45 dias. Mais de 80 Engenheiros e 25 Médicos uniram esforços e partiram do zero, mas com um objetivo comum, na construção de deste equipamento.
De acordo com o reponsável do Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel " nunca se fez um ventilador em Portugal pelo que este feito deixa-nos muito orgulhosos".
De referir que, esta iniciativa teve também uma componente social, uma vez que alguns colaboradores do CEIIA cederam parte do salário, até surgirem mecenas, para arrancarem com o projeto e parte das receitas das vendas destes equipamentos, vão reverter a favor de Instituições Particulares de Solidariedade Social.
O CEiia já enviou 100 ventiladores para o Brasil e cerca de 400 ventiladores aguardam certificação do Infarmed para seguirem viagem rumo ao Dubai, Angola e Brasil.
Este Centro já se encontra a trabalhar numa segunda versão do equipamento, já com certificação CE, o que poderá ajudar outros doentes para além dos doentes Covid 19.
23 Jan. 2021 Regional
22 Jan. 2021 Regional
22 Jan. 2021 Regional
22 Jan. 2021 Regional
22 Jan. 2021 Regional